Audiência pública promove escuta e debate sobre violações de direitos humanos
30 de outubro de 2024 - 12:45 #audiência pública #direitos humanos #Escuta e debate #Violações
Ascom Sediv - Texto
A Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e o Núcleo Trans UNIFESP, com apoio da Secretaria de Estado da Diversidade do Governo do Ceará, convidam para a audiência pública da Região Nordeste do projeto “Memória e Verdade LGBTQIA+”, que será realizada em Fortaleza, de 30 de outubro a 1º de novembro de 2024.
O projeto “Memória e Verdade LGBTQIA+”, criado em 2023 pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, visa esclarecer as violações de direitos humanos enfrentadas pela população LGBTQIA+ ao longo da história do Brasil. O evento oferece uma oportunidade única para dar visibilidade às vivências LGBTQIA+ e promover os direitos à memória, à verdade histórica e à dignidade dessa população.
Durante a audiência, especialistas e sobreviventes de violações contra a população LGBTQIA+ compartilharão experiências e serão debatidas políticas públicas que apoiem a criação e a manutenção de museus e acervos públicos voltados para a preservação dessa história.
Desde a formação do Grupo de Trabalho, composto por membros do Ministério, da sociedade civil e de diversos órgãos, as audiências públicas em diferentes regiões do país têm sido essenciais para avançar na justiça e na reparação histórica da população LGBTQIA+, construindo uma sociedade mais inclusiva e justa.
Objetivos da audiência pública
– Discutir as diversas formas de violência e violação de direitos contra a população LGBTQIA+ na Região Nordeste.
– Fomentar o debate sobre memória, verdade, justiça e reparação histórica para essa comunidade.
A abertura da audiência da Região Nordeste acontece no dia 30 de outubro, com sessão solene às 18h30 e o Painel 1 – Um panorama das violências na Região Nordeste, no qual Thiago Soliva, coordenador regional do Grupo Técnico de Pesquisa, apresentará uma análise detalhada das violações e desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ na região. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a programação prossegue com discussões divididas por estados, ampliando o diálogo e promovendo a participação do público. A mesa do Ceará encerrará o evento na sexta-feira, 1º de novembro, com início previsto para as 15h, finalizando os debates sobre memória e justiça para a comunidade LGBTQIA+ no Nordeste.
O projeto “Memória e Verdade LGBTQIA+” se consolida como uma iniciativa essencial para preservar a memória e promover justiça social, reforçando o compromisso com o combate à discriminação e à violência contra pessoas LGBTQIA+. Acompanhe AO VIVO pelo YouTube do @mdhcbrasil!
Serviço
Data: 30 de outubro (19h), 31 de outubro e 1º de novembro de 2024 (9h às 18h)
Local: Auditório do IFCE, Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica, Fortaleza
Entrada: Gratuita e aberta ao público