Primeira edição do CGE Compartilha é realizada na Pinacoteca do Ceará
11 de julho de 2025 - 15:49 #CGE #evento #Ouvidoria
Ascom CGE - texto e fotos
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta sexta-feira (11), a primeira edição de 2025 do CGE Compartilha Itinerante. O evento aconteceu na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza, em uma edição especial realizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult).
A abertura contou com a participação do secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, e da secretária de Planejamento e Gestão Interna da Secult, Gecíola Fonseca, que destacaram a importância da integração entre os órgãos para o fortalecimento da gestão pública e das instituições.
“O CGE Compartilha Itinerante busca promover a troca de experiências, fortalecer vínculos institucionais e apresentar informações sobre o trabalho desenvolvido pela CGE para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno. E é muito simbólico estarmos aqui, na Pinacoteca, um espaço dedicado à arte e à cultura, discutindo também o fortalecimento das nossas instituições”, ressaltou Marconi Lemos.
A programação incluiu uma série de palestras com temas voltados à gestão pública e ao controle interno. A secretária Gecíola Fonseca apresentou as ações e desafios da Secretaria da Cultura, compartilhando experiências da pasta com os participantes. Em seguida, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, abordou a temática “Controle Interno: construindo instituições públicas fortes e confiáveis”, destacando a importância do controle interno, da transparência, da ética e da prevenção à corrupção como pilares da administração pública.
Ainda durante o evento, o articulador da Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, Benevides Lobo, falou sobre a avaliação de serviços na perspectiva do cidadão, enfatizando a importância da escuta ativa e do atendimento às demandas sociais como forma de aprimorar as políticas públicas.
Encerrando o ciclo de palestras, a auditora de controle interno da CGE, Lara Osório, apresentou a temática “Transferência de recursos de parcerias: OBT de folha de pagamento”, trazendo aspectos técnicos e normativos sobre o tema, além de orientações para uma gestão mais eficiente desses recursos.
Após as apresentações, os participantes foram convidados para uma visita guiada pela Pinacoteca, reforçando o caráter itinerante e cultural do evento.