Enfrentamento ao desaparecimento de pessoas foi tema de audiência pública nesta segunda-feira (17)
17 de novembro de 2025 - 16:44 #Alece #audiência pública #desaparecidos #Enfrentamento
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e foto

A política de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas funciona de forma coletiva, a partir da atuação de diversas instituições. Nesse sentido, na manhã desta segunda-feira (17), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou de audiência pública para debater os avanços e desafios da política pública voltada para pessoas desaparecidas realizada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
A participação da Sedih reforça o compromisso do Governo do Ceará com o fortalecimento de uma política integrada, que reúna as iniciativas das mais diversas instâncias, tanto no âmbito da busca da pessoa desaparecida, como no acolhimento aos familiares. Além da Sedih, participaram representantes das instituições que integram o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas, órgão colegiado vinculado à Secretaria.
NEDP
Por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (NEDP), a Secretaria dos Direitos Humanos atua em rede junto a diversos órgãos com competências afins na temática, garantindo que familiares de pessoas desaparecidas sejam amparados pelo Estado e contribuindo com a celeridade da busca pelos desaparecidos.
“É essencial que a gente possa criar ferramentas que possam amenizar o sofrimento das pessoas e facilitar a busca pelos desaparecidos. Ao longo do ano, o Comitê vem tratando essas questões de forma detalhada, se preocupando em como difundir cada vez mais a política do enfrentamento ao desaparecimento e ter maiores condições de tratar esse problema com profundidade”, afirmou o assessor Alexandre Ávila, presidente do Comitê e representante da Sedih no encontro.
Realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), a partir de requerimento da deputada Jô Farias, a audiência buscou fortalecer o debate sobre os mais diversos aspectos ligados ao desaparecimento de pessoas, discutindo os protocolos estabelecidos para tratar essa temática e também as boas práticas dessa política.