BBB na vida real: conheça o sistema de monitoramento e vigilância da ZPE Ceará

24 de fevereiro de 2021 - 10:17 # # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém

Em tempos de Big Brother Brasil, muitas pessoas se perguntam como seria viver monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana. No mundo dos negócios, essa realidade existe e já é rotina em áreas alfandegadas, como é o caso da ZPE Ceará, única Zona de Processamento de Exportação em atividade no Brasil, que compõe o Complexo do Pecém. Com um total de 225 câmeras e um moderno controle de acesso, a empresa acompanha de perto tudo o que acontece em seu perímetro alfandegado, assim como em áreas críticas internas.

Para acompanhar todas as câmeras que monitoram seu perímetro alfandegado, que possui cerca de 20 quilômetros (km) de extensão, a ZPE Ceará conta com uma sala de videomonitoramento com quatro equipes que se revezam em regime de plantão ininterrupto, o que garante segurança 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) também monitora armazéns, Área de Despacho Aduaneiro (ADA), gates, prédios administrativos e de apoio.

“O posicionamento das câmeras ao longo do perímetro permite ter uma visualização completa de toda a área alfandegada, tendo em vista que uma câmera tem capacidade de visualizar a área coberta pela câmera mais próxima nas duas extremidades, formando um anel de monitoração em toda a área”, destaca Gilvan Lobo, gerente de segurança patrimonial da ZPE Ceará.

Segundo Lobo, o sistema de CFTV é totalmente integrável com outros sistemas, como detecção e combate de incêndio, controle de acesso, automação, áudio, alarme de arrombamento e perimetral, captura e reconhecimento de placa e de face humana, além de sistemas de fiscalização automática de trânsito.