“Toda ajuda que chega faz muita diferença no final do mês”

17 de maio de 2021 - 16:30 # # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Helene Santos - Ascom Casa Civil - Fotos

Feirante e empreendedora, Roberta Silva (21), moradora do Canindezinho, celebrou na manhã desta segunda-feira (17) a chegada de mais um benefício para auxiliar nas despesas de casa. “Eu estou emocionada de sair daqui com a certeza de que vou ter gás para cozinhar e alimentar minhas duas filhas. Eu cuido sozinha delas e há três meses não tenho conseguido trabalhar por conta da pandemia. Nosso gás já estava acabando e eu não tinha como trocar”, explica a beneficiária, que atualmente tem como única renda o Bolsa Família para comprar a feira do mês e sustentar a casa. Assim como Roberta, outras mais de 17 mil famílias da Capital deverão receber o Vale Gás Social ainda esta semana.

A entrega do benefício, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), já iniciou no Interior e está acontecendo, esta semana, nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Fortaleza, sob coordenação da Prefeitura de Fortaleza.

“Estou feliz que chegou mais essa ajuda para minha casa”, conta a moradora do Canindezinho, Liduina Ferreira (62). “Toda ajuda que chega faz muita diferença no final do mês”, conta a idosa, que é aposentada, mas utiliza boa parte de sua renda com as despesas do neto. “Meu marido é reciclador e mesmo na pandemia precisou continuar saindo para garantir que não faltaria comida na nossa mesa, já que meu filho ficou desempregado ainda no início do ano passado”, lembra dona Liduína.

“O Vale Gás vem auxiliando mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade, desde o ano passado, quando iniciou a pandemia do coronavírus”, destaca a titular da SPS, Socorro França. “Durante a distribuição deste benefício temos visto muitas Robertas e Liduinas, que têm sido a base de apoio dentro de casa e têm buscado incansavelmente maneiras de superar esta pandemia sem perder a fé no futuro e na certeza de que isso tudo vai passar. Eu fico muito grata quando escuto o depoimento delas e sei que o Vale Gás vai garantir que não falte alimentos na mesa das mais de 35 mil famílias de Fortaleza contempladas com o benefício”, complementa.

Também moradora do Canindezinho, Joana Martins é viúva e tem cinco filhos. “O beneficio chegou em boa hora, estamos precisando muito, eu ainda não sou aposentada e tenho me virado com as costuras que aparecem vez ou outra, então agradeço demais essa ajuda que chega para gente”, pontua Joana.

O Vale Gás Social é mais um benefício concedido pelo Governo do Ceará para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do coronavírus. Este ano, 255 mil famílias receberam o benefício.