Gestores do sistema hídrico realizam entrega e visita técnica nas adutoras de Irauçuba e Alcântaras

18 de março de 2022 - 13:21 # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH

Em mais uma ação visando a segurança hídrica de todas as regiões do Ceará, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, realizaram visita técnica nas adutoras de Irauçuba e Alcântaras, entregues recentemente. Ao todo, as adutoras vão beneficiar 38 mil pessoas nos dois municípios.

Para Francisco Teixeira, as adutoras vão garantir estabilidade hídrica para a sede dos municípios e alguns distritos. “Buscamos sempre todas as alternativas possíveis para garantir o abastecimento hídrico humano em todas as localidades do nosso Estado. A diversificação da matriz hídrica é feita de forma consensual com diversos órgãos estaduais, através do Grupo de Contingência.”

Em Alcântaras a adutora possui 14,6km de extensão, com início no açude Jenipapo. A obra, que teve um custo total de R$ 3,8 milhões, vai auxiliar no abastecimento hídrico da sede do município.

A adutora de Irauçuba possui 57km de extensão e vai beneficiar a sede do município e os distritos de Riachão, Missi, Coité, Boqueirão e São José. Com captação no açude Missi, a adutora teve um investimento de R$ 10,7 milhões.

Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o esforço para garantir o abastecimento hídrico de cidades do Estado evitando o desabastecimento em algumas localidades é prioridade do sistema hídrico do Ceará. “O governador Camilo Santana nos deu a liberdade e a ordem de garantir o abastecimento de todas as cidades do Estado, e estamos trabalhando, diariamente, para assegurar isso”.

“Em Irauçuba realizamos, na verdade, uma transferência de água de uma bacia para outra. A adutora tem início na bacia do litoral e atende às cidades e comunidades pertencentes à bacia do Curu”, explicou Farias. A manobra já foi utilizada pela Companhia em outras ocasiões, a exemplo da transferência de água da região norte do Estado para a cidade de Crateús, há alguns anos, evitando o colapso do município.

As visitas contaram ainda com a participação dos presidentes dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Curu e do Acaraú: José Severino Filho e José Maria Vasconcelos, respectivamente.