Concluída mais uma turma do Projeto Surf Salva na Beira Mar, em Fortaleza

24 de junho de 2022 - 15:28 # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS), concluiu, nessa quinta-feira (23), mais uma turma do Projeto Surf Salva. O grupo foi formado por 16 surfistas instrutores de stand up paddle e canoagem que atuam na Beira Mar de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital.

O curso, ministrado entre 20 e 23 de junho, teve uma carga horária de 16 horas-aula e foi coordenado pelo coronel BM Cláudio Barreto. O projeto conta com quatro instrutores bombeiros militares, entre eles, o major Chailon, o subtenente Amaro, o sargento Jairo e o soldado Batista.

Foi praticado no curso, a abordagem à vítima de afogamento consciente e inconsciente com uso da prancha do próprio surfista e a aplicação do tratamento de acordo com o grau de afogamento. No final dos treinamentos, o aluno passa a ter condições de atuar na prevenção ao afogamento, se antecipando ao incidente e reduzindo as estatísticas, como também é capaz de aplicar o DLOMA com eficiência, que é o tratamento preconizado que consiste em colocar a vítima em decúbito lateral direito, limpar vômitos e secreções, realizar oxigenoterapia; monitorar sinais vitais e aquecer a vítima, bem como a aplicar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Projeto Surf Salva

O Projeto Surf Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir com a redução do número de afogamentos. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação.

Este ano, já foram realizadas edições do Surf Salva nas praias do Titanzinho (Serviluz), Barra do Ceará (duas edições), Praia do Futuro, Abreulândia (Cofeco), Cumbuco (Caucaia), Taíba, Iguape e agora na Beira Mar de Fortaleza.

História e evolução

O Projeto Surf Salva foi implantado em 1995 pelo então capitão BM Ronald Aguiar que, em sua gestão, formou 100 surfistas. Já a partir do ano seguinte, o então 2º tenente José Cláudio Barreto, hoje coronel Barreto, assumiu o projeto e teve a iniciativa de torná-lo permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

Atualmente, o coronel Barreto, que continua como coordenador do projeto, comemora o sucesso do Surf Salva que tem criado uma rede de colaboradores em prol de prevenir acidentes e salvar vidas, com mais de sete mil surfistas capacitados. “O surfista é o visitante mais assíduo de nossas praias, embora na maioria das vezes sem nenhum treinamento, ele acaba se envolvendo em salvamentos, que em sua grande maioria são bem-sucedidos, podendo eventualmente ter um fim trágico para ambos. É aqui onde os ensinamentos do Projeto Surf Salva vem como uma virada de página, treinando os surfistas. É uma forma rápida de educação de surfistas na arte de prevenir e salvar”, destaca o coronel.

Conheça um pouco mais da história do Projeto Surf Salva no especial publicado pela SSPDS no último dia 18 de junho, Dia Internacional do Surf.