Aula inaugural reúne novos e ex-alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

2 de setembro de 2019 - 15:32 # # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB

Aula inaugural da Escola de Gastronomia Social

Alunos que concluíram os cursos profissionalizantes no 1º semestre recebem selecionados para o 2º semestre nesta segunda-feira (02)

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), administrada pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe os novos alunos para 2º ciclo formativo nesta segunda-feira (2/9), a partir das 18h. A aula inaugural contará com participação de ex-alunos. Além de compartilhar suas experiências, representantes das turmas do 1º semestre irão receber os novos alunos com um coquetel, apresentando receitas elaboradas durante a formação.

“A nossa proposta é que os alunos do semestre anterior compartilhem suas experiências com os novos alunos que estão chegando”, explica Damaris Barros, coordenadora pedagógica.

No total, foram 4.100 inscrições (1ª fase), sendo 420 selecionados para a 2ª fase. O resultado final foi divulgado no dia 26 de agosto. São três cursos – Cozinha Básica, Panificação e Confeitaria – com o objetivo principal de habilitar para o exercício profissional. Com duração de três meses, 240 horas/aula, a cada novo ciclo são oferecidas 210 vagas. O público-alvo preferencial é formado por jovens de 17 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. O acesso é por meio de processo seletivo, incluindo inscrições no site e entrevista presencial.

Selene Penaforte, superintendente da Escola, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. “Nossa proposta vai além de ensinar receitas ou como fazer. Queremos que o aluno saia daqui com conhecimento da cultura alimentar cearense e suas possibilidades. De posse desse conhecimento, ele pode fazer o melhor uso das técnicas de cozinha”, ressalta.

Outras atividades da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Cursos Básicos

Para a comunidade em geral, há formações livres de iniciação ao mundo da cultura alimentar e da gastronomia, além de atualizações temáticas. O acesso é por meio de inscrições no site. A seleção acontece por ordem de inscrição. No primeiro dia de cada curso, as vagas remanescentes são repassadas para os interessados que estão na lista de espera ou por ordem de chegada.

Laboratórios de Criação

A Escola de Gastronomia Social também conta com espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia. Funcionam em regime de imersão com processos formativos, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. O acesso é mediante inscrições no site e a seleção é feita de acordo com os critérios estabelecidos em edital.

Saiba mais:

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é administrada pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O centro de formação oferece cursos gratuitos básicos e profissionalizantes em cozinha básica, panificação e confeitaria, além de apoiar pesquisas que geram produtos e processos de valorização dos insumos cearenses, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.O nome da Escola faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco por ter sido, ele, o financiador da sede e sua infraestrutura doadas para o Estado.

Serviço:

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Toda a programação de cursos e processos seletivos é divulgada nas redes sociais (@escolagastronomiasocial) e site. Mais informações: (85) 3248-8091.