CGE inicia treinamento do sistema Ceará Transparente

19 de fevereiro de 2018 - 16:57 # #

Assessoria de Comunicação da CGE
comunicacao@cge.ce.gov.br
3101.3474

A ferramenta tem previsão de lançamento março deste ano

Iniciando os preparativos para o lançamento do sistema “Ceará Transparente”, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e a empresa Caiena Tecnologia e Design, deu início, nesta segunda-feira (19), às primeiras turmas do treinamento que qualificará os servidores do Estado na gestão da nova plataforma. Responsável por interligar os atuais Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado, o Ceará Transparente tem previsão de lançamento março desse ano.

“Inicialmente nós estamos capacitando todos os servidores e colaboradores que atuam na CGE, realizando o monitoramento das setoriais do Estado. Em seguida, será a vez dos ouvidores e responsáveis pelos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC). Ao todo, serão realizadas 20 turmas”, informou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Durante o treinamento, os profissionais irão navegar pela interface do sistema, conhecendo funcionalidades e serviços implantados com base em pesquisas de campo realizadas junto à população do Estado. Ainda na ocasião, serão apresentadas inovações, como o banco de dados voltado para demandas de especialistas, jornalistas e pesquisadores.

Entenda

O Governo do Ceará está reunindo os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado dentro do Ceará Transparente. De linguagem acessível, a intenção é que as ferramentas disponíveis neste novo sistema facilitem o diálogo entre os cidadãos e o Governo. O novo sistema fornecerá a população um ambiente de fácil navegação, podendo acessar informações ou registrar manifestações de forma mais rápida e eficaz. Ainda será possível por meio da ferramenta a criação de fóruns para a discussão de assuntos específicos ligados ao Estado.

O Ceará Transparente está sendo desenvolvido pela CGE e pela Caiena Tecnologia e Design, por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR).