Pacote de investimentos e serviços chega aos bairros da Regional VI

8 de junho de 2018 - 11:10 # # #

Carlos Gibaja - Fotos

“Essa é uma conquista antiga de toda a comunidade. Estamos muito agradecidos, pois essas praças são o ponto de convívio das pessoas, ganhando melhor estrutura vai aumentar ainda mais o movimento, nossas crianças ganham opções de lazer. Essas areninhas são muito bonitas e ter um equipamento desse à nossa disposição é motivo de muita alegria”. A declaração é da jovem mãe Vanessa Pereira, que acompanhava ao lado dos filhos Caleb e Victória, a solenidade que deu início a uma série de transformações no seu bairro, o Barroso.

Nesta quinta-feira (7), foi a vez da Regional VI receber o pacote de investimentos do programa Juntos por Fortaleza no bairros. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram durante a noite na praça Jardim Violeta, bairro Barroso, onde assinaram a ordem de serviço para a requalificação de praças, implantação de areninhas, brinquedopraças e equipamentos de ginástica.

“É preciso neste momento unir forças. Vocês não imaginam o esforço que o Governo tem feito para não faltar água no período de escassez. Estamos investindo forte em segurança. Na saúde, recentemente inauguramos a 12° UPA 24h. Estamos construindo o IJF 2, que vai ampliar o número de leitos. Hoje estamos aqui para começar imediatamente esse conjunto de ações. Aqui serão duas areninhas e serão 38 no total em Fortaleza. É espaço para as famílias, economia que gera no entorno. Essas praças vão ficar lindas, com brinquedopraças para as crianças. Parabéns a vocês e vamos ao trabalho”, disse o governador.

Ao todo, dezesseis bairros serão beneficiados: Barroso, Cajazeiras, Boa Vista, Dias Macedo, Parque Iracema, Cidade dos Funcionários, Jardim das Oliveiras, Aerolândia, Alto da Balança, Parque Maribura, Parque Iracema, Cambeba, José de Alencar, Sapiranga, Edson Queiroz, Sabiaguaba.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também falou sobre o impacto social que as ações do programa Juntos por Fortaleza terão sobre a comunidade. “Estamos aqui hoje para autorizar uma série de obras. Praças que vão receber quadras, academias de ginástica, sinalização, iluminação e também areninhas, que vão proporcuonar lazer, gerar empregos, desenvolver projetos sociais. Vai ajudar a tirar a meninada da rua”.

Além disso, o Juntos por Fortaleza levou à praça Jardim Violeta mutirão de serviços gratuitos relacionados à Cidadania, com emissão de documentos; cadastro dos programas Microempreendedor Individual, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Bilhete Único e Cartão Gratuidade Pessoa Com Deficiência); com serviços de corte de cabelo, manicure, pintura de gesso, distribuição de preservativos, entre outros. Também estão previstas, entre os dias 05 e 20 de junho, melhorias urbanas com ações de limpeza, reforço na iluminação e serviço de recuperação asfáltica.

Praças

As três praças que tiveram suas ordens de serviços autorizadas para início das requalificações são: Luciano Magalhães (bairro Edson Queiroz); Polo de Lazer da Sapiranga (bairro Sapiranga) e Antônio Dias Macedo (bairro Dias Macedo).

Os equipamentos receberão novos projetos paisagísticos, mobiliários urbanos, nova pavimentação, reforço na iluminação, acessibilidade com rampas e piso podotátil. Nas praças, também serão recuperados meio-fio, alambrados e bancos.

Brinquedopraças

O Programa Juntos por Fortaleza nos Bairros vai instalar brinquedopraças na Praça Edith Braga (bairro Alto da Balança), na Praça Edson Queiroz (bairro Edson Queiroz) e na Praça Hélio Góes (bairro Dias Macêdo).

As Brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar.

O espaço é cercado e tem área de 230 m², com piso anti-impacto e oito brinquedos, sendo: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Junto com as Brinquedopraças serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência.

Areninhas

As areninhas que integram o pacote de benefícios serão instaladas nos seguintes endereços:

– Campo da Lagoa da Zeza, Av. Rogaciano Leite/Rua Padre Francisco Pita. Bairro Jardim das Oliveiras.

– Campo do Castelão, Rua 1o de Abril/Rua 2 de Abril. Bairro Boa Vista.