Chega a 30 o número de internos aprovados para o ensino superior

22 de fevereiro de 2019 - 12:01 # # # #

Secretaria de Administração Penitenciária - Assessoria de Comunicação

Com o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que garante vagas em instituições particulares, chega a 30 o número de internos aprovados para ingressar no ensino superior. A oportunidade, que alcançou onze novos participantes, foi possível através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

O resultado é três vezes maior que o registrado no ano anterior, quando apenas oito internos alcançaram vaga no ensino superior.

As últimas aprovações, com alunos de unidades da região metropolitana e do interior, foram nos cursos de Ciências Contábeis, Radiologia, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Administração. Além dos onze aprovados na segunda chamada do Prouni, 14 foram aprovados na primeira chamada e cinco passaram pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), garantindo vaga em instituições públicas de ensino.

Os aprovados são das cadeias públicas de Aratuba, Crato, Pacoti, Aracati e Boa Viagem. Da Região Metropolitana, as unidades com internos aprovados são Cepis, Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, CTOC, CPPL I e UP Caucaia.

Após a aprovação, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) auxilia a família com a documentação necessária para a matrícula. A decisão se os internos poderão ou não assistir às aulas é do Poder Judiciário.

A preparação para a prova acontece por meio de parceria entre a SAP e a Secretaria de Educação (Seduc), através da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões, com foco no Enem, realizados nas unidades.

O secretário Mauro Albuquerque destaca que a meta é ampliar esses dados no ano que vem, uma vez que a educação tem se tornado prioridade dentro das unidades. “Nossa expectativa é investir no aumento de alunos em sala de aula e garantir acesso ainda maior à educação superior no próximo ano”, afirma.

 

Ouça

O assessor educacional da SAP, Rodrigo Morais, destaca a importância da aprovação dos internos, bem como a oportunidade que o Estado do Ceará lhes oferece de estudar e ter uma nova perspectiva de vida.