Governo do Ceará realiza segunda etapa do Seminário Estratégico com rede de trabalhadores

21 de março de 2019 - 17:00 # # # # # # #

Ascom Sedet

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou nesta quinta-feira (21), no Hotel Sonata, a segunda etapa do Seminário Estratégico que visa elaborar o plano de desenvolvimento econômico do Estado para os próximos anos. Na abertura do encontro, o secretário Maia Júnior destacou a importância de ouvir os setores para que se alcance um plano que consiga abranger da melhor maneira possível as principais demandas do Estado.

“O Ceará tem, atualmente, mais de 400 mil trabalhadores desempregados e esse é um desafio para nós como Estado. Neste encontro com a rede de trabalhadores, queremos construir soluções adequadas para superar essas demandas e acreditamos que juntos, ouvindo todos os seguimentos que fazem essa relação de capital e trabalho no Ceará, podemos alcançar os nossos objetivos mais facilmente. Essa política de desenvolvimento precisa ser transversal e nós queremos saber como os trabalhadores podem contribuir na formação dessas novas economias do Estado”, destacou o secretário Maia Júnior.

Além da apresentação do titular da Sedet, o público também foi apresentado a Plataforma Ceará 2050 (Fundação Astef), ao Plano de Desenvolvimento Econômico (SPI/Quanta) e aos indicadores econômicos do Estado (Ipece).

Sobre o Seminário Estratégico Sedet

O seminário acontece em quatro etapas com objetivo de ouvir o setor produtivo e a rede de trabalhadores, e em seguida, elaborar e compartilhar o planejamento estratégico da Secretaria e suas vinculadas com os demais parceiros da Rede de Desenvolvimento do Estado, construindo uma agenda de compromissos com demais órgãos do Governo.

No último dia 14, representantes do setor produtivo se reuniram na Federação das Indústrias (Fiec). O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, abriu o evento e apresentou aos empresários o plano de governo para o atual mandato do governador Camilo Santana. Neste primeiro seminário foram colhidas diversas sugestões e demandas do setor produtivo que vão apoiar a construção do planejamento estratégico da Secretaria.

As duas últimas etapas serão realizadas em abril. Na terceira, o secretário Maia Júnior preside o Seminário que reunirá secretários executivos da Sedet, presidentes, diretores e responsáveis pelo área do planejamento das vinculadas. A quarta etapa acontecerá com a Rede de Desenvolvimento composta por secretários de Estado e dirigentes de demais órgãos do Governo que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento econômico do Ceará (Seplag, Secult, Setur, Seinfra, SDA, Secitece, Seduc, Sefaz, Cidades, SRH, Sema, Funcap, Ipece, Etice, PGE, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil). Nesta última etapa será construída uma agenda de compromissos e cada órgão envolvido indicará um Agente de Desenvolvimento.