Izolda Cela e Élcio Batista estão entre os homenageados com Medalha “Mérito da Justiça e Disciplina”

28 de junho de 2019 - 16:04 # # # # #

Ascom CGD

Para comemorar seus oito anos de criação, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou, nesta sexta-feira (28), uma solenidade com entregas de condecorações aos servidores e autoridades que contribuem, de maneira direta ou indireta, para missão da instituição.

“No último dia 13 de junho, este órgão correicional completou 8 anos de atuação. O propósito contínuo é prestar uma nova dimensão para a questão disciplinar dos policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, servidores integrantes do grupo da Polícia Forense e agentes penitenciários, que ao mesmo tempo assegure à sociedade e a esses servidores públicos, a independência, a imparcialidade, a legalidade e o senso de justiça, que são requisitos essenciais à atuação da Controladoria Geral de Disciplina”, destacou a Controladora Geral de Disciplina, Cândida Maria Torres de Melo Bezerra.

A Controladora Geral de Disciplina reafirmou a função principal do órgão na missão de atuar sempre garantindo o devido processo legal e proporcionando a segurança jurídica na avaliação da conduta e correição preventiva dos servidores dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário. “O objetivo da CGD é buscar uma maior eficiência dos serviços policiais”, frisou Cândida Maria.

Em sua fala, a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, elogiou gestores e todos os profissionais que compõem a Controladoria-Geral de Disciplina. “Espero ser merecedora de tamanha honra. A CGD é um órgão de extrema importância dentro da segurança pública, e vem se destacando muito em função da dedicação dos servidores. É com esse espírito de articulação que vamos construir um Ceará Pacífico”, disse a vice-governadora.

Dez nomes foram selecionados para receberem a Medalha “Mérito da Justiça e Disciplina”. Entre eles, a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; o secretário-executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Jucá; e o delegado federal aposentado Francisco Airton Franco.

 

“A CGD cumpre um papel importante para as instituições (Segurança Pública e Sistema Penitenciário) alcançarem o seu melhor para sociedade cearense. Há uma demanda crescente da sociedade por integridade no serviço público, e a CGD é fundamental nessa missão. Fico feliz com a homenagem”, disse Élcio Batista.

A Medalha Mérito da Justiça e Disciplina foi instituída como condecoração da CGD a partir do Decreto 31.947, de 4 de maio de 2016. A medalha foi criada para reconhecer a distinção de personalidades e servidores que, no exercício de suas atribuições funcionais, se constituem em exemplo para a sociedade, bem como para o engrandecimento da atividade de controle externo disciplinar da Controladoria Geral de Disciplina.

A lista de agraciados foi composta também pelo coronel QOPM RR coronel Vladimir Feijó Frota; delegada de Polícia Civil Milena Martins Monteiro; delegado de Polícia Civil Antônio Tiburtino de Sousa; delegado de Polícia Civil Jacob Stevenson de Santana Carvalho Mendes; inspetora de Polícia Civil Ana Célia do Vale Veras e 1º SGT BM Alexandre Possidônio Costa.

“É incontido o meu orgulho, alegria e satisfação por ser agraciado com essa honraria, todavia nesses momentos sempre lembro que há várias causas antecedentes a qualquer resultado. Ao receber essa comenda, lembro que contribuíram para esse resultado vários servidores da CGD, e talvez, se eu fosse enumerá-los, não caberiam nessa nota. Dessa forma, agradeço a todos os servidores desse augusto órgão, por terem contribuído para esse momento sublime na minha vida profissional”, destacou o delegado Antônio Tiburtino de Sousa, também agraciado com a Medalha “Mérito da Justiça e Disciplina” . Ainda durante o aniversário de oito anos da CGD foram entregues os “Certificados de Relevantes Serviços Prestados” para servidores do órgão.