Projeto leva educação ambiental, artes, música e teatro à escola de Jericoacoara

9 de setembro de 2019 - 16:16 # # # #

Ascom Cagece

o projeto conta com oficinas em Jericoacoara

A programação faz parte do Plano Bienal Brasil Solidário e contará com oficinas e apresentações públicas na Vila de Jericoacoara.

Não é apenas o turismo que movimenta Jericoacoara. A partir de desta terça-feira (10) até o próximo sábado (14), a vila de praiana vai sediar uma semana de formações gratuitas voltadas para moradores, alunos e educadores. O objetivo é conscientizar para temas importantes como educação ambiental, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, além de ações de incentivo à leitura, arte, música, teatro e valorização da cultura.

A programação, que faz parte do Plano Bienal Brasil Solidário, é promovida pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) e conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) entre outras parcerias. Dentro da programação, as formações pretendem mobilizar mais de 400 participantes. A semana de capacitações tem como tema central o uso responsável da água e a importância dos recursos hídricos.

Por meio do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Instituto Brasil Solidário levará oficinas de Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de uma formação em Turismo Sustentável, que será aberta para participação de guias turísticos da região.

 

A abertura acontece nesta terça-feira (10), no auditório do Polo de Atendimento ao Cidadão de Jericoacoara, de 8h às 12h, com um Seminário Intermunicipal de Apresentação do PDE. Já as oficinas práticas acontecem de quinta à sexta-feira e serão divididas em dois espaços: na Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação (Escola da Vila) e no Polo. O encerramento das atividades contará com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, realizado no sábado (14), às 19h, na Praça principal de Jericoacoara.

Além da Cagece, o Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além de parceiros locais como a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria Municipal de Turismo (Setma), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Seduc), Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, entre outros.

Cagece em Jeri

No ano passado, a Cagece promoveu, na Vila de Jericoacoara, duas campanhas voltadas para alertar sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população e na preservação ambiental da Vila. Denominadas “Abraço Jeri e Cuido do Meio ambiente” e “Jeri, eu cuido”, as campanhas tiveram como foco informar a população local e turistas acerca de temáticas importantes como o uso responsável da água, o destino adequado do esgoto gerado nos imóveis, bem como a destinação das águas pluviais e a coleta de lixo.

Serviço

Seminário “Práticas e Experiências do Programa de Desenvolvimento da Educação”
Data 10 de setembro (terça-feira)
Horário: 08 às 12h
Local: Auditório do Polo de Lazer de Jijoca de Jericoacoara

Oficinas Práticas
De 11 a 13/09
Horário: 08 às 17h
Local: EMEF Nossa Senhora da Consolação

Evento de Encerramento
Data:14 de setembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Praça de Jericoacoara