Íris comemora um ano da Rede Linguagem Simples Ceará com apresentação de quatro exemplos de aplicação da técnica

3 de março de 2021 - 13:49 # # # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris | LabGov - Texto e Arte gráfica

Linguagem Simples contribui para aproximar o governo das pessoas por meio da linguagem.

A Rede Linguagem Simples Ceará faz parte do Programa de Linguagem Simples conduzido pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. A proposta é fomentar o conhecimento e o uso da técnica no estado. Na última terça (2/3), a Rede comemorou um ano de existência, durante o 1º Encontro da Rede Linguagem Simples Ceará.

Conforme destaca a coordenadora do Programa, Isabel Ferreira Lima, o objetivo desses encontros é “criar um repositório de experiências de Linguagem Simples no estado”. Na oportunidade, quatro experiências, desenvolvidas em parceria com o Íris, foram apresentadas com a proposta de inspirar outros órgãos do Ceará a usarem a Linguagem Simples.

Caroline Gabriel, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE), contou sobre o processo de aplicação da técnica na página do órgão e na Carta de Serviços do Estado, por meio do projeto Oficinas de Padronização de Serviços Públicos.

O tenente-coronel Wagner Alves, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), compartilhou sobre o uso da Linguagem Simples nos e-mails de Certificação contra Incêndio e Pânico. “Com a aplicação da técnica, passamos a nos comunicar de maneira mais eficaz, prática e amigável com as empresas”, enfatiza.

Já a representante da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Danyelle Guerra, apresentou sobre a utilização da Linguagem Simples no chat de atendimento da secretaria. Conforme relatou Danyelle, a capacitação foi pensada para os técnicos responsáveis pelos atendimentos, com objetivo de prepará-los para atender as pessoas de forma mais próxima. “Após o treinamento, nossos técnicos estão sempre trabalhando baseados no uso da linguagem simples e acessível”, reforça.

O encontro também teve a participação de Paulo Alcântara, do Laboratório de Inovação em Controle (LIC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), falando sobre a importância de usar a Linguagem Simples para se comunicar de forma mais clara com os jurisdicionados e com a sociedade. Entre os benefícios apresentados por ele, a partir do uso da técnica, decisões melhor compreendidas e atendidas, aproximação e fortalecimento da relação com a sociedade e maior efetividade nas ações do órgão.

Rede Linguagem Simples Ceará e Projeto Embaixadora da Rede

A Rede iniciou, em 7 de fevereiro de 2020, durante formação com a pesquisadora e especialista Heloisa Fischer, que reuniu servidoras e servidores de diversos órgãos do Estado.

Hoje, a Rede está se expandindo e conta com as ações da embaixadora Lys Filincowsky para fortalecer, ainda mais, o movimento pela Linguagem Simples. Ela também participou do encontro e reforçou a importância da Rede. “Essa Rede deve ser cada vez mais forte para sustentar qualquer servidor que queira transformar a linguagem de seu órgão. Por isso, precisamos olhar e ver o cidadão, cada vez mais, como cada um de nós”.

Para assistir, o Encontro está disponível no canal do YouTube do Íris – clique aqui