SPS promove cursos de enfrentamento ao tráfico de pessoas

30 de março de 2021 - 15:01 # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto
Ascom SPS - Fotos

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, entre 30 de março e 8 de junho, sempre às terças-feiras, cursos virtuais sobre o Programa de Atenção ao Migrante, Refugiados e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A capacitação se destina a educadores sociais, conselheiros tutelares, profissionais e estagiários dos CRAS, CREAS e Centros Pop da Capital e interior. As formações são dadas pela coordenadora do programa, Lívia Xerez, e pela técnica Jamina Teles.

A formação busca sensibilizar e capacitar agentes de cidadania e fortalecer a rede estadual de combate ao tráfico de pessoas no Ceará e no País. No primeiro encontro, estarão reunidas as equipes dos Creas da Região Metropolitana de Fortaleza; e dos Conselhos Municipais e Creas do Centro-Sul, litoral, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba.

“Precisamos fortalecer nossa rede socioassistencial, deixando os técnicos atualizados com novas temáticas que envolvem as violações de direitos. Isso é fundamental para um atendimento humanizado e para uma ação preventiva”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

O link para inscrições está sendo enviado diretamente para os municípios de todo o Estado. A programação aborda migração, refúgio e enfrentamento ao tráfico de pessoas, estudos de casos e informações gerais sobre como identificar e denunciar ocorrências à rede estadual e internacional.

Na maioria dos casos, explica a coordenadora do Programa, Lívia Xerez, as pessoas são traficadas para fins de exploração sexual, casamento servil e trabalhos forçados. De acordo com ela, esse tipo de crime ocorre tanto internamente, entre estados brasileiros, como de dentro para fora do Brasil, e de fora para dentro, a partir de migrações de países em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica.

“Infelizmente, o tráfico de pessoas é subnotificado, é invisível. O número de denúncias de exploração é baixo em todo o País, seja por medo, dependência ou desconhecimento da própria vítima; ou por dificuldade de identificação e até de compreensão dos agentes públicos nos casos em que se configura o tráfico de pessoas. Essa capacitação é para melhor compreensão, atendimento adequado das vítimas e denúncias do problema”, ressalta Lívia Xerez.

O Programa trabalha com políticas que abrangem trabalho escravo, tráfico de pessoas nacional e internacional, e migração e refugiados. O setor articula políticas de prevenção, atenção à vítima e repressão ao crime no Estado.

Mais Informações: (85) 98644-9482 e 98439-3462 e pelo email: netp.sps@sps.ce.gov.br