Sefaz promove encontro para definir novos valores organizacionais

26 de outubro de 2021 - 10:36 # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, nessa segunda-feira (25), no auditório do órgão, um encontro para definir os novos valores da instituição. O evento intitulado “Construindo Valores na Sefaz” contou com a palestra do doutor em Teologia e professor da Fundação Dom Cabral, Zeca de Mello.

Participaram da atividade a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; os secretários executivos Fabrízio Gomes (Tesouro Estadual e Metas Fiscais), Liana Machado (Receita) e Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna); além de dezenas de gestores e servidores fazendários. O evento também foi transmitido no YouTube Sefaz Ceará.

Ao abrir o encontro, a secretária Fernanda Pacobahyba ressaltou a importância de se estabelecer os valores da Sefaz. “Precisamos estar conscientes de que este é um momento ímpar na nossa gestão. Definir os valores da nossa instituição, ter consciência deles e aplicá-los no nosso dia a dia e na nossa tomada de decisão é o que pode acontecer de mais extraordinário nesta Secretaria. Agora, nos encontramos mais maduros e mais conscientes do nosso propósito e do que a gente quer deixar como legado.”

Com o tema “Cultivando nossos valores”, Zeca de Mello abordou a importância da ética, da empatia e do engajamento em um mundo acelerado e impreciso. “Estamos diante de um horizonte de muita incerteza à nossa frente. Desorientação, perplexidade, aumento da complexidade são o nosso dia a dia. Nesse ambiente, é necessário pensar em uma bússola, naqueles princípios, valores, comportamentos principais e desejáveis para que possamos avançar.”

Para o consultor, ter humildade para aprender é uma competência fundamental para lidar com o novo, com as transformações da era digital. Ele também disse que a confiança precisa estar presente nas relações. “Quais são os grandes desafios que todas as organizações estão passando? Criação contínua de valor. Confiança é o principal ativo, principal riqueza para qualquer instituição pública ou privada em um mundo em que tudo muda muito rapidamente. Confiança não vem por decreto, não acontece porque alguém tá falando grosso, porque alguém tá exigindo. Confiança não se exige, se cultiva.”

O coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Auler Gomes, explicou que o evento dessa segunda-feira teve o objetivo de finalizar o Planejamento Estratégico 2020-2023. “Essa era a última peça do quebra-cabeça que estava faltando para a gente fechar todo o trabalho que começou lá atrás, em 2019.”

Oficina

Após a palestra do professor Zeca de Mello, os gestores participaram de uma oficina com o consultor Rômulo Rosa para a definição dos valores organizacionais. Foram selecionados oito princípios: transparência, servir, ética, comprometimento, simplicidade, integridade, espírito de equipe e empatia. No próximo mês, será realizada uma votação para que os servidores e colaboradores fazendários escolham, dentre as oito opções indicadas, os cinco valores que mais representam a identidade da Sefaz.