CGE fortalece canais de Ouvidoria e Transparência do Estado do Ceará

30 de dezembro de 2021 - 12:08 # # # # # # #

Ascom CGE - Texto e infográficos

Ao longo de 2021, a CGE investiu no fortalecimento das atividades desempenhadas pelas ouvidoriais setoriais e na capacitação dos profissionais estaduais

Buscando otimizar a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos por meio do Governo do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) investiu, ao longo do ano de 2021, em ações de fortalecimento das atividades desempenhadas pelas ouvidoriais setoriais e de capacitação dos profissionais que atuam no serviço.

Uma dessas ações foi a aplicação da pesquisa de avaliação dos serviços públicos do Governo do Estado do Ceará, que teve como objetivo de promover a melhoria dos serviços e políticas públicas estaduais por meio de uma avaliação criteriosa de qualidade realizada pelos cidadãos.

Ao todo, foram aplicadas seis pesquisas, em serviços disponibilizados por quatro órgãos estaduais. Foram eles: SPS, Sema, Sefaz e Sesa.

Com a realização das pesquisas, a CGE aproveitou para disponibilizar as setoriais o Manual de Avaliação dos Serviços Públicos, que tem como objetivo auxiliar as Ouvidorias no processo de aplicação de avaliações de seus respectivos órgãos. Além do Manual, foi disponibilizado pela a CGE, a Cartilha Como usar a Linguagem Simples, que busca fomentar o uso de uma linguagem mais objetivo e de fácil compreensão pelos cidadãos.

Marcaram ainda esse ano, a realização da Avaliação do Serviço de Ouvidoria durante a pandemia, as Oficinas de Padronização dos Serviços Públicos; a realização da IV Certificação em Ouvidoria; o Curso Introdutório de Avaliação de Serviços; a atualização de Cartas de Serviços dos órgãos e entidades; a reformulação dos critérios e procedimentos da avaliação do Sistema de Qualidade de Atendimento de Ouvidoria no âmbito da Central 155; a Oficina de orientação e categorização de manifestações Especiais de Ouvidoria; e o Programa de Fonoaudiologia da Central 155, realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Isso sem falar que, ainda em 2021, a CGE ficou em 3º lugar no Concurso de Boas Práticas da CGU, com a ação “A Transparência da Participação Cidadã nas Ações de Combate ao Coronavírus” e também assumiu a Secretaria Executiva da Rede Cearense de Ouvidorias (Rede Ouvir).

Destaque em transparência pública

Em março desse ano, o Estado do Ceará foi apontado como um dos mais transparentes do País, recebendo pontuação máxima na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O ranking avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos entes federativos brasileiros, e contou com a participação de 27 estados e 665 municípios.

Motivada pelo bom resultado obtido pelo Ceará, a CGE continuou fortalecer transparência pública no Ceará e otimizar os canais de acesso à informação do Estado. Em dezembro desse ano, o órgão promoveu a 2ª edição do Hackathon Inteligência Cidadão, que teve como objetivo buscar ideias inovadoras para a interpretação e visualização dos dados disponibilizados na plataforma Ceará Transparente.