Governador anuncia agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022

8 de março de 2022 - 16:45 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner e Carlos Gibaja - Fotos

Premiação será entregue a nove personalidades cearenses de diferentes setores da sociedade

Na sua live semanal, aberta com uma homenagem a todas as mulheres do Ceará, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o governador do Ceará anunciou os nove agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022. “Durante essa pandemia, não realizamos, desde 2020, a homenagem da Medalha da Abolição, maior honraria que se dá a um cearense. Por isso, no evento de 2022, teremos nove nomes entre os homenageados: Socorro França, Espedito Seleiro, Tom Cavalcante, referente ao ano de 2020; de 2021, escolhemos Preto Zezé, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e a equipe de cientistas cearenses que criaram o capacete Elmo; para 2022, serão homenageados Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha, Cid Gomes e José Ricardo Montenegro Cavalcante”, listou Camilo Santana.

Medalha da Abolição

A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados, listados abaixo.

Socorro França: titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), tem longo histórico de luta pelos direitos da população do Ceará.

Espedito Veloso de Carvalho: o popular Espedito Seleiro é filho do Cariri e seleiro de ofício ao aprender a confeccionar selas com oitos anos de idade. Um dos grandes artistas do Brasil com suas peças de couro, hoje é mestre da cultura do Ceará, e reconhecido internacionalmente.

Antônio José Rodrigues Cavalcante: Tom Cavalcante é humorista, ator, apresentador, radialista e dublador repercussão nacional.

Elmo: será homenageada a equipe de cientistas cearenses que criou o Capacete de Respiração Assistida, que salvou vidas na pandemia por evitar a entubação de pacientes.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira: desembargadora eleita no biênio de 2021 a 2023 como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

Francisco José Pereira de Lima: Preto Zezé é presidente da Cufa (Central Única das Favelas), com grande histórico de trabalho social, reconhecido na defesa dos direitos dos mais humildes e importante figura nos debates contra o racismo.

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo: Amandinha é jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol, eleita oito vezes a melhor do mundo, e atualmente joga no Torreblanca, da Espanha. Será a mais jovem cearense a receber a honraria.

Cid Ferreira Gomes: senador da República, foi governador do Ceará por oito anos, e um dos grandes responsáveis por essa grande revolução na Educação do Ceará. Foi Ministro da Educação no Governo Dilma Roussef.

José Ricardo Montenegro Cavalcante: presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é um entusiasta do projeto do hidrogênio verde no Ceará, e foi um dos grandes apoiadores do Estado durante a pandemia.

#CamiloResponde

Gléssia Cristiane perguntou sobre uma nova leva da CNH popular. “Vamos anunciar um novo programa da Carteira Nacional de Habilitação Popular de 2022/2023 no dia 22 de março para quem não conseguiu no último programa, o qual disponibilizamos 25 mil CNHs”, anunciou em primeira mão o governador.

Quando será a inauguração da Estação das Artes? Essa é a dúvida do Carlos, do Centro. “Temos a previsão de entrega antes do dia 30 de março, e se chamará Estação das Artes Belchior, e está ficando belíssimo. Fica aqui em Fortaleza, será um novo espaço cultural, um dos mais belos do país com a Estação João Felipe toda recuperada. Vamos devolver esse espaço para Fortaleza, e resgatar o uso do Centro da cidade”, apontou.

Carlo Felice quer saber sobre a data de previsão para o curso de formação da Polícia Militar do Ceará. “Segundo o Cel. Márcio, comandante geral da instituição, a previsão é que ainda possa começar esse mês de março, e com uma novidade aos novos concursados, que já vão começar o curso como ingressados na PM, em um total de três mil novos homens provenientes do último concurso da PMCE”, informou Camilo.

Mazinha Melo perguntou quando o Governo do Ceará iria pagar as parcelas do Auxílio Catador em atraso. No ato, Camilo ligou para Artur Bruno, titular da pasta do Meio Ambiente, para pedir um retorno. “Como a Lei aprovada na Assembleia (Legislativa) determina que o valor do Auxílio Catador seja de 1/4 do salário mínimo, e o salário mínimo teve um aumento agora, as 73 associações têm de prestar conta da produtividade dos catadores para poder ter a liberação do pagamento. Com a atualização do valor, muitas associações tiveram dificuldade na prestação de contas, passando para 300 quilos de reciclagem, e com essa nova programação, os quase três mil catadores receberão até esta sexta-feira (11), o pagamento de janeiro, e até o final do mês de março, o pagamento referente a fevereiro”, informou o secretário.

A dúvida de Lucivando Anastácio era sobre a nomeação de novos bombeiros, e Camilo anunciou que a previsão é que até o fim do mês de março sairá a nomeação de novos bombeiros, com uma turma de 189 oficiais.

Perguntado por vários internautas sobre as estradas do Ceará e sua atual situação, Camilo Santana disse que irá lançar em breve um novo pacote, dentro do programa Ceará de Ponta a Ponta, com a recuperação de estradas e a construção de outras novas vias.

Agenda do Governador

Na manhã desta terça-feira (8), Camilo Santana participou da inauguração da Procuradoria Especializada da Mulher, na Assembleia Legislativa do Ceará, que vai proteger, acolher e incentivar as mulheres na vida pública. “Sua inauguração logo no Dia Internacional da Mulher é muito significativo, e aproveitando a data, o Governo do Ceará entrega também a primeira Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte, no Cariri”, agendou. O equipamento vai atender os 29 municípios da Região do Cariri, garantindo um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres denunciem as agressões vividas e encontrem um atendimento humanizado. O governador anunciou também outras unidades da Casa da Mulher Cearense, com obras avançadas em Sobral e Quixadá, e em fase de licitação em Tauá e Iguatu.

Segunda-feira (7) começou com o governador apresentando o plano para universalização do tempo integral no Ensino Médio no mesmo evento em que iniciou a entrega de kits de tecnologia e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem às gestões municipais. “Vamos reforçar os investimentos na rede estadual de ensino, além de garantir equipamentos e materiais didáticos para as escolas municipais de Ensino Fundamental. O plano anunciado garante investimento de R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026“, explicou.

No começo da tarde, o governador entregou a 26ª Praça Mais Infância, com brinquedopraça e academia de ginástica, três quadras, espaço para caminhada e muito mais. O equipamento, localizado no Polo de Lazer Tancredo Neves, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, também beneficiará as famílias que residem nos conjuntos Tasso Jereissati, Salinas e demais comunidades próximas.

Nova loja da CeArt, no Cariri, foi inaugurada na tarde dessa segunda-feira (7). Localizado em Juazeiro do Norte, o equipamento vai funcionar no Complexo do Centro Multifuncional de Serviços. Além de contar com um vasto material de artesanato da região, no local será possível realizar a emissão e renovação de identidade artesanal e certificação de produtos artesanais para comercialização.

Na noite do mesmo dia, o Governo do Ceará deu ordem de serviço para uma série de intervenções que vão beneficiar a população de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. As novidades incluem equipamentos de educação, infraestrutura viária, saneamento básico e lazer, além da visita ao Memorial Edson Queiroz.

No último sábado (5), Bela Cruz, cidade localizada no Litoral Norte, recebeu do Governo do Ceará a 57ª base do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio), instalada no Ceará e apresentou um ponto do Ceará Conectado, programa que vai levar wi-fi gratuito para todos os 184 municípios cearenses.

Ainda no mesmo dia, o governador esteve em Assaré, cidade da Região do Cariri, na data que celebra o aniversário de nascimento de 113 anos do poeta Patativa. “Em homenagem à história de um dos maiores poetas da cultura popular do Nordeste, eu autorizei o início das obras de pavimentação em vias urbanas e rurais do acesso à casa onde viveu Patativa do Assaré, localizada na Serra de Santana”, disse.

Na manhã da sexta-feira (4), o governador assinou a ordem de serviço que autorizou o início do Projeto Malha D’água, estratégia pioneira para o abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará. A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.

“Sexta-feira (4) estive também em Horizonte para entregar um Centro Cearense de Idiomas (CCI), uma nova Delegacia de Polícia Civil, e também um Sistema de Esgotamento Sanitário. Mais que isso, foi autorizada a construção do Terminal Rodoviário de Horizonte”, listou.

Na mesma data, o governador participou da reunião do Comitê Covid, que deliberou novo decreto que autoriza eventos sociais, festivos e esportivos em ambientes controlados a funcionar sem restrição de capacidade, mas com exigência da terceira dose comprovada.

Na última quinta-feira (3), em Massapê, o governador inaugurou a 56ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) do Estado. A cidade também recebeu a 55ª central de videomonitoramento inaugurada em todo o território cearense.

No mesmo dia, a Vila e a Praia do Cumbuco, em Caucaia, receberam do Governo do Ceará um investimento de R$ 85 milhões para implantação de sistemas de tratamento de esgoto e de tratamento e distribuição de água.

Quarta-feira (2) foi a vez do governador autorizar as obras do novo prédio do TJ/CE, que será o novo Palácio da Justiça. E na última terça-feira (1º), Camilo Santana assinou o decreto criando a Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, em Icapuí. A nova unidade de conservação, de uso sustentável, é a 34ª estadual.