Sefaz lança balanço das ações de 2021

31 de março de 2022 - 17:08 # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz Texto
Rachel Lima Arte

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lança, nesta quinta-feira (31), publicação com balanço das ações realizadas em 2021. O documento está dividido em três eixos de atuação, totalizando 39 medidas. São eles: 1) Foco na sociedade, 2) Foco no Estado e 3) Foco nos servidores e colaboradores. Nele, o leitor vai poder acompanhar o trabalho que o Fisco Estadual desenvolveu no ano passado.

“Melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade. Essa é a missão da Sefaz-CE e de cada um que acredita nessa instituição e em nosso Ceará. É com esse propósito que todos os projetos de nossa secretaria são pensados e executados”, afirma a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, na apresentação do balanço.

Entre as diversas ações de 2021, a titular da Sefaz destaca a implantação do Programa Contribuinte Pai d’Égua, que prevê benefícios para os contribuintes que cumprem regularmente as obrigações tributárias. Ela também ressalta a consolidação do programa Sua Nota Tem Valor e a reinauguração do Centro de Memória da Fazenda.

“Outras medidas muito importantes foram a realização do concurso de auditor fiscal, a implantação do Posto Fiscal Virtual e do Sicret (Sistema de Controle de Regimes Especiais de Tributação), além da criação do Painel Fiscal Mobile, que auxilia no monitoramento de diversos indicadores por meio do celular. Também chamo atenção para a automação do processo de auditoria fiscal. Enfim, esse balanço contém uma série de ações inovadoras que têm como objetivo tornar a Sefaz ainda mais eficiente”, enfatiza Fernanda Pacobahyba.

A secretária observa ainda que, nos últimos três anos, a Sefaz vem buscando construir uma relação de mais confiança com os contribuintes, mediante estratégias de diálogo, transparência, eficiência e inovação. “A Fazenda está inteiramente dedicada em servir a sociedade. Por isso, vem trabalhando para simplificar procedimentos, reduzir obrigações acessórias e virtualizar serviços”, diz na apresentação do balanço.

Fernanda Pacobahyba também faz referência à sustentabilidade fiscal do Ceará. “Foi esse equilíbrio que permitiu o aporte de recursos necessários para o Estado atravessar a maior crise sanitária da história da humanidade, a pandemia de Covid-19, que ceifou muitas vidas e deixou muitos danos, mas que reafirmou o nosso propósito de povo corajoso e valente, que não desiste jamais. Foi nesse ambiente que perseveramos na liderança de investimentos públicos no País.”

Confira o Balanço 2021 na íntegra