Aesp e Hemoce promovem campanha de doação de sangue

29 de abril de 2022 - 16:37 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou nesta sexta-feira (29), mais uma Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea entre alunos, professores e servidores da Instituição de Ensino.

A ação contou com o apoio do projeto Aesp Social e do ambulatório da Academia, e teve o objetivo de conscientizar os profissionais de segurança pública sobre a importância deste ato, que pode salvar vidas. Além de incentivá-los para que a doação de sangue seja um hábito.

De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade, esta é a 3ª edição da campanha na sede da Aesp. Ele falou com orgulho do engajamento da comunidade acadêmica.

“É muito gratificante ver nossos colaboradores, professores e alunos, futuros policiais civis, participando dessa ação. A segurança pública não é somente a atuação operacional, a polícia não é somente repressiva, nós também temos um papel social a cumprir, e como instituição formadora, a Aesp também tem o dever de promover a cidadania e a solidariedade. Esperamos poder ajudar muitas pessoas com esta campanha, que muitas vidas sejam salvas!”, ressaltou Nartan Andrade.

Servir o próximo

Amanda Palácio de Morais Nogueira é aluna do grupo 1 do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de inspetor, e doou sangue pela primeira vez. A advogada revela a alegria de participar deste momento. “É muito gostosa a sensação de estar fazendo o bem. Ajudar o próximo não nos custa nada, basta querer! Doar sangue é uma ação simples, indolor, e que carrega um poder de cidadania e compaixão imensas!”, declarou.

A futura policial civil também destaca a importância desta atividade no ambiente escolar, durante o curso de formação profissional. “Por meio desse tipo de ação solidária, acredito que a polícia estabelece uma indispensável sincronia com seu labor – o serviço à comunidade -, reforçando ao cidadão e ao futuro policial (aluno) a função do policial como guardião e protetor da coletividade. Formando novos agentes comprometidos e conscientes de seu papel cidadão e social, e ganhando cada vez mais a confiança da população por meio também de ações sociais, a polícia se fortalece enquanto instituição responsável pela segurança pública, de forma sincrônica e eficiente”, pontuou Amanda.

Parceria

A Assistente Social do Hemoce, Eliane Lima, ressaltou a importância desta iniciativa para incentivar novos doadores e manter os estoques dos bancos de sangue das unidades do Hemoce no Estado. “Essa parceria é sempre bem-vinda! Isso faz com que as pessoas se interessem para doar, até porque nós sabemos que hoje o tempo das pessoas é muito corrido, e quando o Hemoce está dentro da instituição facilita mais para aquelas pessoas que já são doadoras e também para aqueles que tem o desejo de doar, mas que por conta do tempo muitas vezes fica impossibilitado de comparecer até um posto do Hemoce. “Estivemos aqui em 2021 e tivemos um resultado bem satisfatório, e hoje mais uma vez nós esperamos sair daqui com um bom número!”, pontuou Eliane.

Hemoce

O Hemoce é um equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e está estruturado e organizado para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará. A partir do Hemoce, a hemorrede estadual garante a cobertura transfusional a todos os leitos do SUS no estado, além de atendimento a outras demandas, totalizando mais de 450 estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais com mais de 18.000 leitos atendidos.

Seja doador

Para ser doador, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do hemocentro.

Agendamento

Neste momento de pandemia, o Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Coletas externas

O Hemoce realiza coletas de sangue itinerantes em Fortaleza e no interior do Ceará. As coletas externas podem ser agendadas com o setor de Captação de Doadores do Hemoce de cada hemocentro. Em Fortaleza a solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 3101.2300 ou e-mail.