Atendimento inclusivo de Ouvidoria é discutido em Reunião de Controle Social do Estado

29 de junho de 2022 - 17:45 # # # #

Ascom CGE

O evento foi o primeiro presencial realizado com a participação de profissionais que atuam na Rede de Ouvidoria do Estado

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), a III Reunião de Fomento ao Controle Social do Estado. O evento teve como foco discutir melhorias nos atendimentos de Ouvidoria prestado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio dos órgãos e entidades públicas do Poder Executivo, aos cidadãos.

Presente na reunião, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, fez questão de destacar a importância de otimizar os atendimentos para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado. “Sempre faço questão de destacar que a Ouvidoria é um dos serviços mais importantes que o Estado tem, pois é por meio dela que podemos avaliar a qualidade de todos os outros serviços que o poder público oferece ao cidadão”.

“E é justamente por esse serviço ser tão importante que temos sempre a responsabilidade de estar buscando formas de otimizá-lo, seja capacitando os nossos profissionais, nivelando informações ou até mesmo buscando formas de criar experiências mais humanitárias para os cidadãos que buscam a Ouvidoria”, frisou.

Atividades técnicas

Como parte do cronograma de discussões do evento, o coordenador do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH), Franklin Dantas, gerenciado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, apresentou técnicas voltadas para a realização de atendimento inclusivos no serviço de Ouvidoria.

Ainda buscando incentivar a excelência dos atendimentos de Ouvidoria no Estado, foram apresentadas, durante a reunião, boas práticas de serviço. A apresentação foi realizada pelo ouvidor setorial da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM), o Ten. Cel. Clauber Barbosa.

Ainda como uma das atividades técnicas do evento, foi apresentado Decreto Estadual Nº 34.697, que regulamenta a Carta dos Serviços prestados ao usuário dos órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo do Estado do Ceará. A legislação apresenta detalhes de como deverá se dar o processo de disponibilização, atualização e monitoramento dos serviços disponibilizados pelo Estado na Carta de Serviços ao Usuário.