Plataforma Acesso Cidadão propõe implantação de login único em canais digitais do Governo do Ceará

22 de dezembro de 2022 - 17:49 # # # #

Amélia Gomes - Ascom ÍRIS Texto
Isac Bernardo Arte gráfica

O Governo do Ceará tem investido em ferramentas tecnológicas que sirvam como instrumento para aproximar o Estado da população. Entre essas plataformas está o Acesso Cidadão, plataforma de login único disponibilizada desde maio de 2021 com o objetivo de facilitar a entrada em canais digitais do governo. A ferramenta foi desenvolvida pelas equipes do ÍRIS| Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe.

A utilização de uma plataforma de login único se integra com as dimensões de governo digital estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e adotadas pelo Governo do Ceará. A partir delas, entende-se que as políticas públicas devem ser conduzidas pelos usuários, ou seja, ter como foco as reais necessidades das pessoas, simplificando o contato entre os interessados.

O Acesso Cidadão foi desenvolvido para que diferentes serviços digitais do Governo do Ceará possam ser integrados a ele, ou seja, a plataforma garante a servidores e cidadãs e cidadãos que possuam apenas uma conta e senha para qualquer serviço ou sistema do Governo, desde que este esteja integrado ao Acesso Cidadão.

A ferramenta conta com mais de 3500 usuários cadastrados e já foi implementada para possibilitar entradas no Big Data Social, na Plataforma Mais Infância e no Sistema dos Agentes Mais Infância, totalizando 9 serviços. O Ceará App também utiliza o Acesso Cidadão para login em serviços do aplicativo. A plataforma permite login via Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e senha, via Gov.Br, via certificado digital e via QR Code.

O próximo serviço que disponibilizará o login via Acesso Cidadão é o Sistema Tramita, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), que é utilizado para a tramitação de processos para atendimento de demandas dos contribuintes no Processo Administrativo Tributário. O benefício dessa integração é que o Tramita passa a aceitar login dos usuários sem a necessidade de um certificado digital, o que torna o acesso ao sistema mais simples para os usuários.

“A centralização do login é garantia de uma melhor experiência para as cidadãs e cidadãos, que, com um só cadastro, passarão a ter maior agilidade no momento do login. Além disso, é uma forma de oferecer maior confiabilidade, com uma plataforma que concentra os dados das pessoas em um só lugar”, explica Ticiana Linhares, coordenadora do projeto Big Data Ceará e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com as aplicações atuais, o Acesso Cidadão permite, por exemplo, que agentes sociais ligados à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) se conectem às demandas da população atendida pelos programas com maior facilidade. Os servidores do estado já constam na base de dados da plataforma, com pré-cadastro que facilita o primeiro acesso. A expectativa é que a plataforma possa ser adotada por mais serviços oferecidos pelo Governo do Ceará.

Integração de serviços ao Acesse Cidadão
O Acesso Cidadão está aberto à implementação de novos serviços do Governo do Ceará. Para a integração, órgãos e secretarias do Estado podem entrar em contato com o ÍRIS através do e-mail iris@irislab.ce.gov.br e cadastrar o serviço a ser integrado na plataforma. Após o cadastro, seguem os demais passos da implementação que estão disponíveis no site do ÍRIS.

Para saber mais sobre o Acesso Cidadão, clique aqui