Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é foco de ações realizadas no dia 18 de maio

19 de maio de 2023 - 11:35 # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Dragão do Mar - Texto
Acervo Dragão do Mar - Luiz Alves - Foto

A violência sexual contra crianças e adolescentes pode se manifestar de diversas formas e é papel social coletivo protegê-los e garantir a eles o acesso a uma vida segura e livre de violências. No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, essa luta ganhou força com uma chamada coletiva de mobilização social, envolvendo governos, sociedade civil e movimentos sociais, a fim de sensibilizar a população sobre a pauta e instruir sobre formas de prevenção e denúncia.

Em alusão à data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE) se uniu ao Fórum Permanente de ONG’s em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA) para a realização de uma série de atividades vinculadas à campanha nacional “Faça Bonito“. Na quinta-feira (18), as ações culminaram em ato político-cultural realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Durante a programação, que contou com participação de coletivos e apresentações artísticas, a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, conversou com os jovens que ocupavam a Praça Verde sobre a importância do desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude. “Hoje, estamos trazendo um assunto muito triste que é falar do abuso sexual da criança e do adolescente, que infelizmente existe e nós precisamos nos preparar para combater. Esse é um dia de alerta, mas também um lembrete de que vocês não estão sozinhos”, pontuou a secretária.

Socorro França falou ainda sobre a construção de políticas transversais pautadas nos Direitos Humanos e na missão da nova Secretaria de tornar as políticas efetivas. “Nós estamos juntos e devemos a vocês políticas que sejam humanitárias. Temos que transformar esse país a partir da juventude e construir um futuro mais humano”, completou.

Dados do Governo Federal apontam que o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril de 2023. A campanha Faça Bonito é coordenada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil, reforçando anualmente a necessidade de garantia de desenvolvimento saudável e protegido na infância e adolescência, combatendo esta violência ainda é muito presente no país.

Onde denunciar

• Conselho Tutelar da sua cidade;

• Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br) – canal gratuito e anônimo;

• Delegacias especializadas ou comuns;

• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;

• Número 190;

• Casos de pornografia na internet: denuncie