Dia da Informática: a importância da informática forense para a resolução de crimes

15 de agosto de 2023 - 13:50 # # #

Ascom SSPDS

No dia dedicado à Informática, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) homenageia todos os servidores, que atuam nessa área pericial, desempenhando um papel essencial na pesquisa e solução de delitos digitais. Reconhecemos o trabalho e dedicação desses especialistas em decifrar as pistas virtuais que são deixadas nos dispositivos eletrônicos, nas redes e nos sistemas, auxiliando inquéritos policiais e processos judiciais para elucidação de crimes tão complexos.

Os peritos da informática forense são responsáveis por fazer todo o trabalho de perícia em aparelhos telefônicos e computadores. Na esfera dos delitos manifesto, como cibercrimes, fraudes eletrônicas e invasões de sistemas, os peritos analisam meticulosamente as “pegadas digitais” com o intuito de identificar os agentes, estabelecer a dimensão dos danos e coletar evidências substanciais para embasar procedimentos judiciais.

Em cenários de delitos convencionais, nos quais se vale de dispositivos eletrônicos para planificação, comunicação ou registro de ações ilegais, os peritos em informática forense são aptos a extrair informações valiosas que facilitam a delimitação de conexões e proporcionam uma visão mais abrangente do delito. Para isso, faz-se necessário não apenas a expertise técnica profunda, mas também integridade, imparcialidade e competência sólida em investigação. Nessa esfera devem operar de acordo com padrões rígidos para assegurar a coleta, preservação e apresentação de evidências digitais de modo juridicamente admissível.

A Pefoce agradece a todos os profissionais da Informática Forense por sua busca incansável para trazer a verdade e a justiça e seu compromisso com a segurança digital da sociedade. Sua compreensão das táticas e técnicas de invasão, bem como sua capacidade de rastrear e identificar, são ferramentas essenciais na proteção de sistemas e redes contra ameaças em constante evolução.