Projeto Mandallas e Programa Agente Rural recebem visita técnica da Seplag

7 de novembro de 2023 - 16:55 # # # #

O Projeto Mandallas, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), em parceria com a Coordenadoria do Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), e o Programa Agente Rural, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), receberam a visita da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). A vistoria foi realizada nesta segunda-feira (6).

A equipe do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) esteve nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Paraipaba para conhecerem os resultados e impactos dessas ações na vida das pessoas. A agricultora Eulália Lopes, no município de Paraipaba, tem tirado do seu quintal, nos últimos dez meses, muito mais do que imaginava depois da chegada do projeto Mandallas.

“Foi uma benção do céu quando esse projeto chegou aqui. Faz 10 meses que a gente não compra verdura. A gente tá criando peixe, galinha. O começo foi difícil. A água foi um desafio. Mas a gente fez um empréstimo, compramos as mangueiras para ligação da água que fica a quase mil metros daqui. Hoje, a gente já consome tudo daqui, já estamos até vendendo o que sobra. Ampliamos o plantio das galinhas caipiras. Só bênçãos!”, conta dona Eulália com um sorriso no rosto.

O coordenador do Projeto Mandallas na SDA, José Ximenes de Farias Júnior, destaca a integração dos projetos da SDA.

“O Projeto Mandallas já tem 17 anos e vem transformando a vida de pessoas dos mais diversos lugares do nosso estado. E é muito importante reconhecer o impacto dessa ação, onde muitas vezes fica invisível. E nosso papel enquanto E$stado é exatamente garantir que projetos como esse ganhe forma e se amplie, garantindo alimento de qualidade, baixo custo de produção, e gere renda com os excedentes para as famílias. E é muito importante para nós ter a Seplag aqui, vendo in loco esses resultados, em diferentes escalas”, reforça Ximenes.

O coordenador da Cédula da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), Isaú Chaves Neto, frisou a importância para o Fecop visualizar esses resultados.

“Muito importante de vivenciar no campo e ver na prática como acontecem as ações e os resultados na vida das famílias, pois nosso papel é combater a pobreza com estratégias de convivência. Esse momento é enriquecedor, nessa vivência junto de quem executa e de quem recebe o projeto na ponta. E a SDA e a Ematerce são referências nos projetos do Fecop. Vimos que um projeto com sete meses pode se pagar, com custos baixos, com assessoria técnica, com produção sustentável para uma convivência com a seca e combate à fome e a pobreza. Foram identificados alguns desafios que podem ser aperfeiçoados para edições seguintes. Agradecemos a todos os entes envolvidos nas duas visitas”, destacou.

Projeto Mandallas (Mais Infância)

O Projeto de Produção Integrada Mandallas Ceará tem como principal objetivo apoiar a agricultura familiar na atividade agrícola de produção e comercialização de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Garantindo a ocupação e renda para agricultores familiares, criando condições de permanência no campo e promovendo a inclusão no processo produtivo durante todo o ano. Conheça mais o Projeto Mandallas.

Programa Agente Rural

Um programa do Estado do Ceará, criado pela Lei Nº 15.170, de 18 de junho de 2012, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o objetivo de ampliar a abrangência da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos agricultores familiares, com vistas à melhoria dos índices de produtividade da agricultura, ocupação e renda de agricultores familiares. Conheça mais o Programa Agente Rural.