Semana dos Direitos Humanos começa nesta quarta-feira (6) com palestra e homenagens

5 de dezembro de 2023 - 10:32 # # #

Ascom Direitos Humanos - Texto

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) abre a Semana dos Direitos Humanos com evento realizado no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará III, às 14h. A abertura marca o início de uma semana de atividades focadas na valorização e conscientização sobre os Direitos Humanos.

“A Secretaria dos Direitos Humanos vem se fortalecendo e dando robustez à luta dos Direitos Humanos no Estado. Com essa Semana, queremos direcionar os olhares ao que realmente significam os Direitos Humanos e potencializar esse trabalho voltado às pessoas e à dignidade humana”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Durante a abertura, o ex-ministro e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos, Mário Mamede, ministra palestra com o tema: Trajetórias e conquistas na construção dos Direitos Humanos no Ceará. O palestrante é médico e atuou como deputado estadual no Ceará, quando foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

A comenda “Defensores dos Direitos Humanos”, instituída este ano pela Sedih, será entregue pela primeira vez também durante a abertura, homenageando importantes nomes da luta pelos Direitos Humanos no Estado. Nessa primeira edição, serão homenageados: Maria de Lourdes da Conceição Alves – Cacique Pequena; João Luís Joventino do Nascimento – João do Cumbe; João Alfredo Telles Melo; Mário Mamede Filho e Antônio Durval Ferraz Soares – Durval Ferraz (in memorian).

Também serão entregues, durante a cerimônia, homenagens aos Agentes da Memória, pessoas que contribuíram com a política da memória e verdade e com o fortalecimento da democracia no Estado por meio do Percurso da Memória.

 

Serviço

Abertura da Semana com palestra de Mário Mamede e entrega da comenda Defensores dos Direitos Humanos
Data: 6/12
Local: Auditório da Secretaria da Fazenda III (Av. Alberto Nepomuceno, 6, Centro, Fortaleza-CE)
Horário: 14h