Ceará participa de conferência internacional buscando fomentar o turismo LGBTI+

22 de abril de 2024 - 15:10 # # # #

Ascom Setur - Texto

Destino acolhedor e compromissado com a inclusão e a igualdade para todos os cearenses e visitantes. Estes e muitos outros pontos o Ceará irá apresentar na 8ª Conferência Internacional da Diversidade, evento focado no segmento LGBTI+, que será realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de abril.

A iniciativa do Governo do Ceará, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e da Diversidade (Sediv), busca apresentar os atrativos e ações do Estado para cadeia produtiva do turismo, profissionais e empresas da cultura comprometidas com projetos focados na diversidade.

Por se tratar de um dos pilares da Conferência, o Turismo LGBTI+ será o grande destaque do primeiro dia de evento, com painéis e palestras. O Ceará, como destino convidado da edição, terá espaço na programação para uma apresentação ao público presente, cujo tema será: “Um Ceará fascinante para os viajantes LGBTI+”.

De acordo com a titular da Setur, Yrwana Albuquerque, a cultura vibrante, os festivais e a hospitalidade são uma marca do Ceará e características marcantes do turismo LGBTI+. “Reunimos diversos atrativos e temos a hospitalidade como uma característica marcante. Estamos somando esforços e apresentando ao mundo o Ceará também como destino vibrante e compromissado com a igualdade, em que o público LGBTI+ é bem-vindo e pode desfrutar de dias inesquecíveis”, frisa.

Segurança e o bem-estar

Outro ponto apresentado ao público internacional será o compromisso do Governo do Ceará com o apoio e a proteção aos indivíduos LGBTI+. Neste sentido, ganha destaque a criação da Secretaria Estadual da Diversidade (Sediv), que tem como missão a promoção, proteção e garantia de cidadania para a população LGBTI+.

“O Ceará sempre esteve na vanguarda da valorização dos direitos humanos, especialmente ao proteger os direitos da população LGBTI+. Com leis específicas e uma delegacia especializada (Decrim), o Estado demonstra seu compromisso com a segurança e o bem-estar dessa população. A criação da primeira Secretaria Estadual da Diversidade reforça esse compromisso com a inclusão e a igualdade para todos os cearenses e visitantes”, destaca a secretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira.

Publicação e negócios

A participação do Ceará na 8ª Conferência Internacional da Diversidade não será limitada apenas a uma apresentação. O estado também contará com duas outras ações no evento, sendo a publicação de um guia com atrativos LGBTI+ a primeira delas. A lista com destinos e equipamentos estará na revista oficial da edição, que será distribuída gratuitamente ao publico presente e, ao final da programação, disponibilizada no site oficial da Conferência.

Já a segunda ação será um espaço fixo, com mesas de trabalho no espaço de convivência, para gerar network. A novidade desta edição é que em todos os dias do evento o espaço estará ativo para o fomento das conexões e de negócios.