Governo do Ceará realiza primeira edição do Festival Agosto da Juventude

2 de agosto de 2024 - 08:32 # # # #

Ascom Sejuv - Texto

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude e seguindo a orientação da Lei 18.443/2023 pelo Governo do Ceará, que instituiu o Agosto da Juventude para promover os direitos e fortalecer as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) no estado, a Secretaria da Juventude do Ceará (Sejuv) está com tudo pronto para a primeira edição do Festival Agosto da Juventude que acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. A programação será gratuita e contará com shows de Forrozão Tropykália, Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes.

O Festival Agosto da Juventude é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, destaca a importância do Agosto das Juventudes: “Toda a programação é pensada para os grandes protagonistas do evento, os jovens Cearenses. Serão três dias onde todas as juventudes do estado serão celebradas. Como o Governador Elmano sempre diz, estamos aqui para garantir que a juventude realize seus sonhos e seja feliz.”

Mobilizar a juventude

O Festival Agosto da Juventude contará com onze espaços para mobilizar a juventude. Durante os três dias, jovens de todas as regiões do Ceará terão a oportunidade de participar de shows, apresentações, debates, oficinas, exposições e ações socioculturais, com uma programação diversificada e repleta de atividades para o público interessado em cultura, arte e muito aprendizado. A abertura acontece com o evento Festival AoGosto do Aluno com Aulão ENEM na quinta-feira (08), das 8h às 12, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. No Teatro Dragão do Mar, das 14h às 17h, Matteus Batista, Leticia Marques e Supremmas participam do Jovens Talk com mediação de Leo Suricate.

Alguns espaços contam com programação fixa nos três dias de evento. A Juventude dos Povos Originários, com suas vivências e vozes da juventude indígena poderão ser conferidas na Varanda dos Museus, onde os visitantes poderão apreciar a Exposição Benício Pitaguary, das 14h às 17h, nos três dias de programação. Além disso, das 14h às 22h, a Expo Jovens Artesãos estará acontecendo na Rua José Avelino. Já a Sala de Jogos na Multigaleria será aberta ao público, das 14h às 18h, com acesso por ordem de chegada e tempo de permanência de 15 minutos por pessoa.

O Hub da Juventude será um ponto de encontro para inovação, economia criativa e tecnologia social, promovendo acesso a políticas públicas, serviços, oportunidades de emprego e empreendedorismo. Localizado no Hub Cultural Porto Dragão, o espaço reserva vasta programação. Na quinta-feira (08), das 14h às 17h, na Sala 14, inicia com a Oficina de Passinho do Reggae com Educa Reggae e fecha com Oficina Montando sua nuvem (Cloud) Pessoal com Rafael Bantu, às 15h30, na Sala 12, na sexta. Cada uma das oficinas dispõe de 20 vagas e terá formulário para inscrição divulgado nas redes sociais da Secretaria da Juventude.

A Mostra de Arte e Cultura: Festival Alunos que Inspiram será realizada durante os três dias de evento, na Arena Dragão do Mar. Além disso, o espaço também recebe uma apresentação de K-POP com Glowin´s Sun na sexta e Batalha de Break no sábado. Diversas palestras também compõem a programação do festival, como a Oficina Ceará Credi Mulher, das 14h às 15h, em parceria com a Secretaria das Mulheres.

Sexta-feira, lançamentos de livros, das 17h30 às 19h, no minianfiteatro do Dragão: “Cota não é esmola: as cotas raciais na UECE” de Davison Sousa, “Balangadãs” de Lais Eulalia e “Eu mermo” de Eduardo Africano. Em paralelo, das 18h às 19h30, haverá apresentação do Reggae da Juventude, com Granjah Roots e Resistência Roots no Espaço Rogaciano Leite Filho.

A cultura também é contemplada com mostras de cinemas e atividades que exaltam a representatividade e arte das novas gerações. O Cinema do Dragão conta com a Mostra “Para conhecer o Cinema Contemporâneo no Ceará”, sempre às 14h, na Sala 2. Na quinta-feira (08), haverá exibição especial do filme “A Filha do Palhaço”, dirigido por Pedro Diógenes; “Estranho Caminho”, com direção de Guto Parente, na sexta-feira (09), e fecha com “Lagoa Remix”, “Europa”, “Mauro em Caiena”, “Vando Vulgo Vendita” e “A Festa e os Cães” no sábado (10).

Ocupação Futuro

O palco Ocupação Futuro receberá apresentações de artistas de projeção nacional e local, montado na Praça Verde do Dragão do Mar. Na sexta-feira (09), animam a programação a DJ Lolost, em set com participação especial de Vanessa A Cantora, Danieze Santiago e Forrozão Tropykália. No sábado (10), a agitação fica por conta de Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes. A entrada nos shows da Praça Verde é gratuita, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível, em apoio ao Programa Ceará Sem Fome. A classificação indicativa do evento é livre, com exceção da área de shows na Praça Verde, que é restrita a maiores de 18 anos.

O Festival Agosto da Juventude é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com parceria do Governo Federal, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria da Educação, Secretaria do Trabalho, Secretaria das Mulheres, Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), Hub Cultural Porto Dragão, Centro Cultural Bom Jardim, Banco do Brasil, Giga+ Fibra e Cagece.