Políticas sobre Drogas: aplicativo “PossoAjudar” viabiliza acesso rápido a informações

11 de julho de 2017 - 15:38 # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 98902.7939 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Em tempos de popularização do uso do telefone celular, a utilização de aplicativos facilita a vida das pessoas na medida em que proporciona o acesso a uma série de informações e serviços bastante úteis no dia a dia. Antenada com essa realidade, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) lançou o aplicativo “PossoAjudar”.

Desenvolvida por técnicos da SPD, a ferramenta já contabiliza mais de 2.000 downloads. Através do aplicativo, a Secretaria divulga endereços e telefones atualizados das instituições que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todos os 184 municípios cearenses.

“Basta baixar o aplicativo no celular para ter acesso rápido a informações sobre locais onde receber auxílio e esclarecimentos a respeito do tema drogas em todos os municípios cearenses”, destaca a titular da SPD, secretária Aline Bezerra Câncio, lembrando que a ferramenta também apresenta as ações da SPD dentro do contexto das políticas públicas sobre drogas.

De acordo com a secretária, a SPD tem buscado popularizar ainda mais o aplicativo e incentivar sua utilização via telefone celular. Para tanto, tem realizado a divulgação da existência da ferramenta informativa em espaços e eventos onde ocorre grande circulação de pessoas, seja na capital e no interior do Estado.

O “PossoAjudar” foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, que também realiza o monitoramento das ações do projeto. A Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) é a responsável pela coleta dos dados que compõem o conteúdo informativo.

A opção pelo app se deu pela facilidade de acesso que, hoje, as pessoas possuem por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e por oferecer, de forma prática, informações sempre atualizadas. A ferramenta pode ser baixada via Google Play (para celulares com sistema operacional Android) e Apple Store (para celulares com sistema operacional IOS).