Prevenção às drogas é tema de sessão solene na AL

27 de junho de 2018 - 11:28 # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) - comunicacao@spd.ce.gov.br

No Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado realizou sessão solene no Plenário 13 de Maio em alusão à data. A importância de priorizar a prevenção às drogas foi a abordagem mais significativa por parte dos presentes ao evento, que também marcou o encerramento oficial da IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, idealizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com o tema”Juventude, Família, Comunidade: um caminho para a prevenção”.

A sessão solene foi solicitada pela deputada Mirian Sobreira (PDT), primeira titular da SPD. Em seu discurso, a parlamentar lembrou os males causados pelo uso de drogas, além de destacar a importância de conscientizar a sociedade em geral e, sobretudo, os jovens a buscarem uma vida saudável e sem o uso de entorpecentes. Ao falar sobre sua passagem pela SPD, a convite do governador Camilo Santana, Mirian Sobreira enfatizou: “Em apenas dois anos, aprendi muito mais do que em 60 anos de vida”. Ela fez questão de enumerar iniciativas desenvolvidas pela Secretaria, demonstrando um carinho especial pelo Projeto Corre Pra Vida, voltado a pessoas em situação de rua.

A parlamentar reforçou a sua luta na Assembleia Legislativa pela proibição do álcool nos estádios e disse que é contra a legalização da maconha e de outras drogas. “O que não quero para os meus filhos e netos, não posso querer para as outras pessoas. Defendo uma sociedade sem drogas”.

Em sua fala, o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, declarou que o Estado do Ceará, hoje, trabalha com prevenção às drogas desde a primeira infância por meio de projetos desenvolvidos pela Secretaria. Almeida destacou iniciativas como o Programa Juventude em Ação, reconhecido internacionalmente, e o Projeto Corre para a Vida. “Hoje, o Ceará é referência nacional na prevenção às drogas”.

O chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Roberto Mendonça, representando o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ressaltou o trabalho de Mirian Sobreira na prevenção às drogas no Ceará e, em especial, na defesa da continuidade da SPD durante o processo de reorganização do Estado. Mendonça aproveitou para citar a Campanha Ceará sem Drogas, da AL, que já visitou 25 municípios do Estado e tem contribuído na prevenção às drogas.

A coordenadora-geral de Gestão de Parcerias e Instrumentos de Repasse da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ana Carla Couto de Miranda Castro, disse que o problema das drogas é um desafio mundial e fez questão de destacar o trabalho realizado nos últimos anos pelo Estado do Ceará. “O povo cearense é um povo de muita sorte por ter esses representantes que estão na luta, verdadeiramente, por uma política de combate e prevenção às drogas. O Governo Federal não está alheio a esse trabalho”, disse a gestora.

Homenagens

Durante a sessão solene, foram homenageados com a entrega de certificados, o governador do Ceará, Camilo Santana, representado pelo secretário Will Almeida; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), representado pelo chefe de gabinete da presidência da AL, Roberto Mendonça; a procuradora de Justiça do Estado, Isabel Porto; e a presidente e o vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), Rossana Brasil Kopf e Roberto Lassere, respectivamente.

Também receberam certificados Carla da Escóssia, representando a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; Selene Penaforte, secretária da primeira dama do Ceará, representando Onélia Santana; o fundador da instituição Filhos Amados do Céu, da Região do Cariri, padre Sebastião Monteiro da Silva; e o coordenador do Programa Celebrando Restauração da Igreja Batista Central, Nelson Roberto Massambani.

Prestigiaram a solenidade, a deputada Dra. Silvana, a ex-secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; representantes de equipamentos que atuam na prevenção às drogas e acolhimentos de usuários no Ceará, bem como familiares e amigos dos homenageados.