Seas e Luta pela Paz encerram formação “Campeões da Vida”

14 de novembro de 2022 - 18:19 # # # #

Ascom Seas

Profissionais das unidades socioeducativas da capital participaram, na última sexta-feira (11), no Cuca Pici, do encerramento da formação “Campeões da Vida: Esporte para o desenvolvimento”, idealizado pela entidade Luta Pela Paz e conduzido pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC).

A formação, com carga horária de 44h, contou com seis encontros presenciais e dois encontros on-line, além de compartilhamento de vivências nas unidades socioeducativas, com monitoria da equipe do Projeto Novas Trilhas. Os encontros presenciais foram realizados no Cuca do Pici, equipamento que compõe a Rede Cuca de Fortaleza, e que se consolida continuamente como um parceiro nesse atendimento às juventudes.

Luta pela Paz

Com experiência há mais de 20 anos na Maré (Rio de Janeiro), Luta pela Paz tem sistematizado metodologias de desenvolvimento de jovens através dos esportes de luta e, de forma contínua à execução de atividades do POC, trouxe esse conteúdo para compartilhamento com profissionais do esporte (professores de Educação Física), coordenações técnicas, pedagogos (as) e socioeducadores (as) das 10 unidades socioeducativas da capital, além de outras equipes de referência da Seas.

Em formato de transferência metodológica, a formação teve como objetivo fortalecer as competências e habilidades para utilização do esporte como estratégia pedagógica de desenvolvimento de habilidades para a vida.

De acordo com a coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), Larisssa Camerino, a expectativa é de que “cada profissional capacitado seja um multiplicador na sua unidade e que, coletivamente, as práticas pedagógicas desenvolvidas sejam vez mais assertivas”