SAP certifica 238 internos da UP Itaitinga dois para cursos de qualificação profissional na área de construção civil do Projeto “Sou Capaz”

30 de novembro de 2022 - 10:23 # # # #

Ascom SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, capacitou 238 internos da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2).

As qualificações fazem parte do projeto “Sou Capaz”, financiadas com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) e realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE). Os cursos certificados na solenidade foram na área de construção civil para as profissões de pedreiro de alvenaria, eletricista, gesseiro, pintor, bombeiro hidráulico e serralheiro.

De 2019 a 2022, a SAP capacitou 568 internos somente nesta unidade. Ao todo, foram capacitados 15.435 internos, o que representa quase 70% de todas as pessoas privadas de liberdade do sistema penitenciário cearense. O Projeto Sou Capaz continua em execução com a capacitação de mais 120 internos e conclusão da construção de 4 salas de aula realizadas nas aulas práticas do SENAI.

Os cursos possuem carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. O projeto tem foco na ressocialização por meio do fomento ao trabalho, geração de renda e capacitação profissional para pessoas privadas de liberdade.

Na ocasião, o titular da pasta recebeu uma homenagem do presidente da federação das indústrias do Ceará Ricardo Cavalcanti, pelo engajamento com o Sistema Fiec, na missão de transformar vidas a partir da educação e capacitação de internos e sua reinserção no seio da sociedade.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece a parceria. “Isso é mudança. Do que era o sistema há quatro anos e o que está acontecendo hoje. Essa sinergia é fundamental para fazer acontecer. O sistema prisional, com o apoio dos policiais penais, está transformando uma realidade onde prisão não é o fim e sim o recomeço. A missão do Estado é capacitá-los e cumprir a lei de Execuções Penais, mas a escolha de mudar é de vocês. O ser humano tem a capacidade de mudar em qualquer tempo, basta querer. Esse trabalho e empenho, em diversas áreas, é que faz a diferença. Esse é o caminho e a solução, investir nas pessoas privadas de liberdade para sua reinserção na sociedade. Não é à toa que a polícia penal e o sistema penal do Ceará se tornaram referência nacional”, disse.

O presidente da federação das indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcanti, parabeniza os projetos de ressocialização no sistema prisional. “Acredito que hoje estou vivenciando um dia muito importante e pra ficar na história, principalmente como cidadão. Nossa missão é qualificar pessoas para adentrar ao mercado de trabalho. Graças ao grande trabalho feito por essa parceria, tenho certeza que sairão daqui grandes profissionais e com um novo emprego. Não falta oportunidade para pessoas qualificadas. Estamos muito felizes por fazer parte dessa mudança”, atenta.

O interno da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), Valdizio Herculano, se sente grato pela oportunidade. “Jamais imaginei que fosse aprender a ser pedreiro de alvenaria dentro do sistema prisional. Estou muito esperançoso em conseguir um emprego no mercado de trabalho, para poder ajudar a minha família. Conquistar o certificado foi renovador para mim, pois é uma chance de conquistar uma vida melhor para mim e para a minha família”, afirma.