Governo do Ceará entrega Medalha da Abolição 2023 para quatro personalidades

19 de maio de 2023 - 22:00 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja, Helene Santos e Hiane Braun - Fotos

A maior comenda do Estado foi entregue pelo governador Elmano de Freitas

A noite desta sexta-feira (19) foi marcada pela entrega da Medalha da Abolição em reconhecimento às trajetórias de quatro personalidades que escreveram seus nomes na história do Ceará e do Brasil. A mais importante comenda do Estado foi entregue pelo governador Elmano de Freitas durante solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças dos homenageados, seus familiares, convidados e outras autoridades.

Neste ano, os quatro agraciados foram: dom José Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza; Katia Magalhães Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Eudoro Santana, ex-deputado e gestor público; e Vilmar Ferreira, fundador e presidente do Grupo Aço Cearense.

Elmano de Freitas destacou a honra de, pela primeira vez, entregar a Medalha como chefe do Executivo Estadual a pessoas que são referências em suas áreas de atuação. “É uma honra muito grande estar aqui como governador e entregar a Medalha mais importante do Estado para essas pessoas. Eudoro Santana é uma referência política importante para todos que lutam por justiça no Ceará, e o que anima é a sua disposição e energia para continuar a construir um projeto de justiça no Ceará e no Brasil. Assim como é um orgulho ter uma cearense no Tribunal Superior do Trabalho, como a ministra Kátia Magalhães. Ela tem na sua vida a defesa dos direitos dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. A sua missão de vida é um exemplo para muita gente e demonstra o protagonismo da mulher em um importante espaço de decisão. O Vilmar Ferreira é um empresário de sucesso, que tem muita sensibilidade com os trabalhadores e os mais humildes. Acho fundamental termos um grande empresário como ele entre os homenageados. Dom José Antonio tem uma vida inteira dedicado a evangelizar e, desde 1999, no Ceará, como arcebispo. Na pandemia, dom José Antonio sempre tão equilibrado e preocupado em preservar a vida dos cidadãos e cidadãs, para além da igreja católica. Realmente como um pastor, fazendo arrecadação de alimentos. Um exemplo de vida”, afirmou.

Reconhecimento

A ministra do TST, Kátia Magalhães, enfatizou que receber a Medalha coroa o sonho individual, de uma menina que sempre desejou ser juíza, mas também o coletivo: um Brasil melhor para todas as crianças. “Abolição rima com emoção. Esse é meu sentimento primeiro. A emoção de estar aqui junto com meu povo, com o povo do Ceará, e sendo reconhecida por um trabalho que eu sempre fiz sem esperar algo, porque a luta pela vida das nossas crianças, para retirá-las do trabalho infantil. A vida por trabalho digno, tudo isso ao meu ver é apenas o dever que eu tenho como ministra do Tribunal Superior do Trabalho e como cidadã. Mas não tenho como negar minha alegria por estar aqui compartilhando esse momento com meus amigos, com meus familiares e com as pessoas que também trilharam comigo esse caminho”, agradeceu.

O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, também compartilhou a homenagem com todos que estiveram ao lado dele na trajetória de fé e devoção. “Eu vim para o Ceará há quase 25 anos, por meio de uma missão dada pelo Papa João Paulo II. Mais do que pensar em mim neste momento em que recebo uma homenagem do Estado do Ceará, agradeço a Deus por ter me encaminhado para cá e dado irmãos que me acolheram com coração aberto e disposto. A Medalha é direcionada à minha pessoa mas não como indivíduo, mas para todos aqueles que, unidos, podem realizar o que Deus nos propõe: uma humanidade de dignidade para todos. Uma humanidade que caminha para a eternidade”.

.

O empresário Vilmar Ferreira também falou sobre como os sonhos e vocação importante vetor de emprego e renda, sempre para a melhoria de vida das pessoas. “Assim como os demais homenageados, muito me honra receber a Medalha e ser incluído entre essas grandes personalidades que com muita justiça foram homenageados. Entendo que é um reconhecimento pela trajetória de desenvolvimento, trabalho árduo e persistente para que as coisas aconteçam para com o governo e a sociedade de nosso Ceará. Nesses mais de 40 anos tivemos um papel primordial na economia de nosso estado, com pessoas que sempre estão desenvolvendo ideias inovadoras para alcançar os melhores resultados. Temos a vocação de transformar o Brasil em um país mais forte e com oportunidades para todos. Agradeço a Deus por ter me dado sabedoria e força. E compartilho a Medalha com nosso corpo do grupo empresarial, e agradeço à minha família e aos governantes do nosso estado”.

Eudoro Santana registrou que a homenagem é recebida em um momento de reconstrução do Brasil. “A emoção é muito grande. A gente se sente muito feliz, embora saiba que é muito difícil escolher entre tantos cearenses que merecem essa homenagem. Dediquei grande parte da minha vida a trabalhar pelo Estado, tive em várias organizações públicas. Sempre com essa imagem de que era importante um trabalho que dá contribuição ao Ceará. Especialmente, tendo saído da universidade pública, tenho o dever de pagar à sociedade. Espero que as minhas energias, revigoradas por esta homenagem, sejam alimentadas na esperança de um Brasil mais justo”.