Secretaria dos Direitos Humanos propõe construção de políticas junto às pessoas idosas como ação do Junho Violeta

7 de junho de 2023 - 16:59 # # # #

Ascom Sec. Direitos Humanos - Texto

Ao longo do mês de junho, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará realiza uma série de ações da campanha Junho Violeta, de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, e mobiliza esse público para contribuir ativamente na construção de políticas que os envolvam.

As atividades iniciam na segunda-feira (12), com evento no Auditório da Unipace com o tema “Políticas Públicas que queremos para as Pessoas Idosas no Estado do Ceará”. A ação deve reunir 300 pessoas idosas, que serão divididas em grupos de debates, a fim de trazerem sugestões cidadãs para as políticas ligadas a essa temática no Estado. O objetivo é que essas sugestões se transformem em propostas para a criação de políticas públicas, a serem incorporadas no Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Governo do Ceará.

Realizada em parceria com o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, e com o Conselho Estadual do Idoso – CEDI – CEARÁ, a ação propõe a discussão de diversas temáticas ligadas à áreas relacionadas aos direitos humanos e a garantia de proteção desse público.

O evento contará ainda com aferição de pressão e glicemia, apresentação musical e momentos de interação. A conscientização sobre os tipos de violência, as formas de denunciar e também sobre a importância de garantir uma vida de dignidade, liberdade e igualdade a todas as pessoas é o foco dessa campanha.

“Nosso empenho enquanto Secretaria dos Direitos Humanos é, além de alertar para esses dados de violência, verdadeiramente contribuir para a melhoria na vida das pessoas idosas. Nada melhor do que ouví-las para nos aproximar e entender quais as verdadeiras demandas dessa parte da nossa população. Precisamos estar unidos no combate às privações de direito e, mais do que isso, na garantia de que todos possam usufruir dos seus direitos”, pontua a Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.

Evento: Políticas Públicas que queremos para as Pessoas Idosas no Estado do Ceará

Data: 12/6 (segunda-feira)

Horário: 8h
Local: Auditório da Unipace (R. Barbosa de Freitas, 2674)Público: 300 pessoas idosas, vinculadas aos grupos do Corpo de Bombeiros e do Fundo Estadual do Idoso do Ceará