Agosto da Memória: programação faz resgate histórico e celebra 44 anos da Anistia

17 de agosto de 2023 - 11:19 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Direitos Humanos - Texto

Neste mês de agosto, são celebrados os 44 Anos da Lei da Anistia de 1979, que marca o fim da ditadura militar no Brasil e o perdão aos perseguidos políticos. No Ceará, a Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (Ceaws), hoje vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos, analisa e julga os casos de denúncias de perseguições políticas em território cearense desse período. Com programação especial de resgate histórico, Secretaria e Comissão realizam o Agosto da Memória.

Nesta quinta-feira (17), em parceria com a Secretaria da Cultura, o espetáculo “Das que ousaram desobedecer”, da Cia Brávia de Teatro, será realizado no Theatro José de Alencar. A apresentação traz à tona a história de mulheres alencarinas que lutaram contra a ditadura do Regime Militar dos anos 1960 e 1970 no Brasil. A programação será às 19h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos.

Entre os dias 21 e 25 de agosto, as atividades acontecem na 1° Semana Cultural do Grande Pirambu, em parceria com a Federação dos Movimentos Comunitários do Pirambu, com a Secretaria da Educação do Ceará e com o Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará. Durante a programação, com foco na anistia e na redemocratização, acontecem debates, apresentação musical e discussões sobre livros que abordam a temática da ditadura.

No dia 24 de agosto, a Secretaria promove o Percurso da Memória em Sobral, uma ação pedagógica para o ensino da ditadura militar, por meio de visitas a Lugares de Memória na cidade. A ação realiza o resgate histórico para alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino, com apoio da Secretaria da Educação do Ceará – CREDE 6, da Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

A programação segue na última semana do mês com mais atividades na capital cearense, a serem divulgadas em breve.

Comissão Especial de Anistia

A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (Ceaws) foi criada em 2002 e analisa e julga casos de 1961 a 1979. Os ex-presos políticos passam por uma sessão de julgamento e podem receber indenizações que variam entre R$5 mil e R$30 mil. A quantia é um valor simbólico como ressarcimento pelos malfeitos ocorridos no período da prisão. Os anistiados recebem, além da indenização, o pedido de perdão do Estado como reconhecimento aos danos causados.

Programação

Apresentação teatral: “Das que ousaram desobedecer”, Cia Brávia de Teatro
Data: 17/8
Local: Theatro José de Alencar – Fortaleza, CE
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos

Percurso Memória e Verdade – Sobral
Data: 24/8
Local: Percurso volante pelo município de Sobral
Público: Alunos da rede pública estadual de ensino

1° Semana Cultural do Grande Pirambu – Diálogo para a Democracia (12° Edição)
Datas: 21 à 25/8
Local: FEMOCOP – Avenida Castelo Branco (Leste-Oeste), 2709 – Pirambu – Fortaleza, CE

Realização: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Federação dos Movimentos Comunitários do Pirambu, Comitê de Memória, Verdade e Justiça do Ceará, com apoio da Secretaria da Educação do Ceará.

Atividades

Tema: 44 Anos da Anistia e Redemocratização do Brasil
Data: 21/8
Horário: 14h às 16h
Palestrante: Marcelo Ribeiro Uchôa – advogado e conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Debatedores: Walter Pinheiro, professor e ex-preso político e José Maria Tabosa, líder comunitário e ex-preso político Mediadora: Maria Indianara Rodrigues, educadora social

Tema: Histórias dos Ex-presos Políticos do Grande Pirambu, em destaque a luta do ferroviário Amadeu Alves de Lima
Data: 22/8
Horário: 18h às 20h
Mediadora: Indianara Rodrigues – Educadora Social
Debatedores: José Maria Tabosa, ex-preso político, e Francisca Alves Costa, líder comunitária.

Palestra: O Papel das Mulheres na Luta pela Anistia
Data: 23/8
Horário: 18h às 20h
Expositora: Nildes Aleencar Lima, professora e ex-integrante do Movimento Feminino pela Anistia.
Debatedoras: Maria Luíza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza, professora, integrante do Movimento Crítica Radical e ex-componente do Movimento Feminino pela Anistia – CE, e Cristina Fonseca, professora e ex-integrante do Movimento Feminino pela Anistia
Mediação: Indianara Rodrigues , educadora social e integrante da FEMOCOP

 

2ª edição do projeto: Escritores contam a história da Ditadura a partir de seus livros
Ato Preliminar: Apresentação Musical do artista Carlos Careca
1° Expositor: José Maria Tabosa, ex-preso político e líder comunitário do Pirambu
2° Expositor: José Airton Paula Barreto, advogado
Horário: 18h às 20h