Regulação das Microrregiões de Saneamento é foco de palestra realizada pela Arce

14 de janeiro de 2024 - 10:55 # # #

Ascom Arce - Texto

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizará, no próximo dia 19 de janeiro, palestra com o tema “Regulação nas Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará, com foco nos Sistemas Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs)”. A iniciativa acontecerá das 10h às 12h, nas modalidades virtual e presencial, tendo como foco contextualizar e alinhar as diretrizes e perspectivas da regulação das Microrregiões de Água e Esgoto (MRAEs), diante do contexto institucional/político e das Normas de Referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Também será debatida a decisão dos colegiados das MRAEs, que delegou a regulação dos serviços de água e esgoto de todo o Estado ao Ente Regulador Cearense, incluindo Fortaleza. O palestrante convidado para conduzir os trabalhos é o consultor e advogado Wladimir Antônio Ribeiro, que é, atualmente, uma das maiores referências do setor no Brasil.

Importante salientar que, no último dia 20 de dezembro, a Agência Cearense realizou evento abordando a mesma temática. De acordo com o conselheiro João Gabriel Rocha, que foi responsável pela abertura, o evento contou com significativa participação dos representares dos SAAEs. “Foi um momento importante para apresentarmos o formato de trabalho da Arce, nossa equipe técnica e estrutura, principalmente após a decisão do colegiado das Microrregiões, que definiu a Arce como reguladora única dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, salientou Rocha.

O presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, que fará a abertura da palestra no próximo dia 19, avalia o evento como uma etapa fundamental para realização de um trabalho eficiente e, acima de tudo, alinhado. “Para tanto, teremos professor e advogado, Wladimir Ribeiro, que prestou assessoria jurídica às Microrregiões, auxiliando na tomada de decisão, e que tornará a Agência mais próxima dos SAAEs”, complementa.

Entenda a importância da regulação dos serviços de saneamento

A regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é um dos pilares do marco regulatório do setor. Além de ser uma condição para acesso aos recursos da União, também é fator condicionante para validade dos contratos para execução de serviços. No contexto do Estado do Ceará, houve a definição da prestação regionalizada dessas atividades, se dividindo em três microrregiões de água e esgoto: Centro-Norte, Oeste e Centro-Sul. Uma das atribuições das MRAEs é a definição de uma entidade reguladora. Anteriormente à decisão do colegiado, a Arce atuava na regulação de 153 municípios cearenses.

Nesse contexto, no final de novembro de 2023, as MRAEs, representadas pelo Estado e pelos municípios, definiram a Arce como reguladora dos serviços, a partir de primeiro de janeiro de 2024. Portanto, quaisquer localidades cearenses que, até então, estivessem sob a atuação de outras entidades reguladoras, incluindo Fortaleza, agora são de responsabilidade da Agência Reguladora do Estado do Ceará.

Cronograma de Reuniões

De acordo com o coordenador de saneamento básico, Marcelo Almeida, a Agência Cearense realizará, por todo o mês de janeiro, uma série de reuniões com os SAAEs, focando no alinhamento das atividades regulatórias destes serviços. “O debate do próximo dia 19 será uma oportunidade para sanarmos dúvidas e tornarmos as atividades precisas, transparentes e devidamente organizadas”, ressalta Almeida.

Os interessados em participar da palestra, podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/hTDJXtqMEQZ4r4B67.