Governo do Ceará, via Íris, firma parceria com a PGE-SP com a colaboração da PGE-CE

15 de abril de 2021 - 10:03 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

O Íris já coopera em projetos da PGE-CE com a aplicação de Linguagem Simples e Direito Visual. Agora, passarão as expertises para a PGE-SP

Nesta quarta-feira (14/4), em cerimônia on-line, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará firmou termo de cooperação com a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP). A iniciativa vai articular ações para apoiar e trocar experiências sobre práticas e projetos inovadores na área jurídica.

A procuradora-geral do Estado de São Paulo, Lia Porto, abriu o evento destacando que essa união entre os estados visa aumentar os processos de inovação. “Teremos muito prazer em trocar experiências nesta cooperação com o Ceará. Estamos nos ajudando e esse é o grande segredo para o sucesso da nossa parceria”.

“Com essa cooperação vamos mostrar para o país que precisamos estar juntos para resolver questões nacionais”, reforça Flávio Jucá. Ele acrescenta, ainda, que o propósito do Estado é trazer para o processo de transformação digital um salto para a transformação, ao inovar. Entre as inovações citadas pelo secretário está a Linguagem Simples “essa é uma inovação que nos ajuda a transmitir para o cidadão aquilo que ele precisa do governo”.

O momento também contou com a presença do procurador-geral do Ceará, Juvêncio Viana; e da procuradora-geral executiva de consultoria e contencioso da PGE, Camily Cruz. O Íris tem cooperado com a Procuradoria Geral do Ceará na aplicação de Linguagem Simples e Direito Visual em ações de relacionamento com o contribuinte. Agora, a PGE-CE também é  parceira na cooperação com a PGE-SP.

Termo de Cooperação em Direito Visual e Linguagem Simples

O termo assinado teve a aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples, técnicas de comunicação utilizadas para melhorar e tornar mais efetiva a comunicação entre o setor público e a população. Conforme destacou Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do Íris, “a partir dessa cooperação iremos desenvolver novas práticas para atender as necessidades de cidadãs e cidadãos e estimular, ainda mais, a eficiência administrativa no setor público”.

Capacitar agentes para aplicar Linguagem Simples e ferramentas de Design Jurídico e  Direito Visual, conduzir projetos de inovação e desenvolver metodologias ágeis na administração pública faz parte das ações da parceria. Também serão trabalhados temas como, Inovação na Gestão Pública e Transformação Digital.

Palestra Inovação Jurídica e Linguagem Simples

Logo após a cooperação firmada, aconteceu a palestra sobre Inovação Jurídica e Linguagem Simples, conduzida por Mariana Zonari e Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará. A palestra de sensibilização foi voltada para o Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação da PGE-SP.

Confira aqui o termo de cooperação com aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples.