Concurso Sefaz Ceará: servidores recém-empossados celebram missão recebida

24 de março de 2022 - 18:21 # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto
José Wagner e Thiara Montefusco - Fotos

Os candidatos recém-empossados nos cargos de auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) receberam, nesta quinta-feira (24), as boas-vindas do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela. Esse foi o primeiro concurso público estadual com edital adequado à lei de cotas para pessoas negras. A apresentação dos novos servidores foi realizada no Palácio da Abolição, na véspera da Data Magna do Ceará, que celebra o fim da escravidão no Estado. Participaram também da cerimônia a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão.

O governador saudou os novos auditores e ressaltou a relevância dos serviços prestados pela Sefaz Ceará. “O que possibilita a gente ter o maior programa de transferência de renda e o maior programa completo da área da infância do País é a boa gestão fiscal. Isso permite que o Ceará tenha um dos melhores resultados da educação, que é o nosso maior patrimônio. Nenhum Estado no mundo vai crescer, vai ter justiça social, oportunidade, sem investir em educação”, afirmou, mencionando também os investimentos em saúde.

Aos recém-empossados, Camilo enalteceu a missão dos fazendários. “Vocês são responsáveis por permitir as condições para que o Estado possa garantir as melhorias da qualidade de vida do povo cearense, das pessoas mais pobres. Uma salva de palmas a todos que fazem a Secretaria da Fazenda. Quero dar uma mensagem para vocês, 79 novos servidores da Sefaz. Vocês são servidores, como o nome está dizendo, fizeram a opção de servir as pessoas. Cumpram esta missão com muita transparência, ética, compromisso e profissionalismo. Não tenho dúvida que vocês irão dar uma grande contribuição e melhorar a qualidade de vida do povo do Ceará”.

A secretária Fernanda Pacobahyba exaltou a chegada dos novos auditores e enfatizou o pioneirismo do concurso da Sefaz em aplicar a política de cota racial. “Este concurso tem um traço que já o marcou na história: é o primeiro concurso realizado pelo Estado em que foi admitida cotas para negros, mais uma das inúmeras vitórias lideradas pelo nosso governador junto à nossa Assembleia Legislativa, representando uma medida afirmativa para eliminar um dos maiores males que avassalam este país, que é o racismo estrutural, irmão gêmeo da desigualdade.”

A titular da Sefaz Ceará ressaltou a qualidade do trabalho realizado pela Receita Estadual. “Tenho orgulho de dizer que lidero um dos fiscos mais eficientes do país e que somos grandes por sermos a secretaria meio que fornece os recursos financeiros necessários para assegurar todas as políticas públicas extraordinárias que o Estado do Ceará vem desenvolvendo. Cada servidor e cada terceirizado conta igualmente para esse resultado final que é, antes de tudo, vitória de um povo que nos ofertou a possibilidade de estar a ele servindo.”

Representando os novos auditores fiscais, a pernambucana Aldja Tavares, que ingressou na Sefaz Ceará por meio da cota racial, falou sobre a sensação de assumir o novo cargo. “A emoção de sermos empossados se entrelaça com a consciência do dever a ser cumprido. Um novo tempo começa: façamos dele uma era de responsabilidade fiscal, ética e justiça social”.

Aldja Tavares defendeu a reserva de vagas para pessoas negras. “Entendo que contribui para a equidade, considerando que o Estado precisa ser reflexo da sociedade. Sendo esta tão plural em sua diversidade racial, não é coerente que o espaço estatal do funcionalismo público mantenha-se ocupado em sua grande maioria por pessoas não negras. Políticas públicas surgem para corrigir desigualdades”.

Participaram também da cerimônia a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará, Zelma Madeira; o senador Júlio Ventura; o deputado federal Mauro Filho e os deputados estaduais Jeová Mota e Osmar Baquit. A cantora Aparecida Silvino e o acordeonista Tiago Nogueira fizeram uma apresentação musical.

Mais sobre o concurso

O concurso da Sefaz Ceará ofereceu 94 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal, Auditor Fiscal Jurídico, Auditor Fiscal Contábil-Financeiro e Auditor Fiscal da Tecnologia da Informação e Comunicação. O salário inicial é de R$ 16.045,30 para uma carga horária de 40 horas semanais. As provas foram realizadas no dia 15 de agosto de 2021.

Na última terça-feira (22), 79 candidatos tomaram posse nos cargos de auditor fiscal.