Novembro Azul: Sefaz adere mais uma vez à campanha e ilumina prédio-sede

4 de novembro de 2021 - 15:10 # # # # # #

Ascom Sefaz - Texto e Foto


A sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) ficará, ao longo deste mês, iluminada na cor da campanha Novembro Azul, de incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, destaca a importância do Novembro Azul para alertar sobre os cuidados com a saúde masculina. “Ainda que campanhas dessa natureza não devam se restringir a um período específico do ano, nos reunimos mais ativamente em novembro para dedicar uma atenção especial, a fim de conscientizar para a prevenção e combate a essa doença que acomete tantos homens em todo o mundo. A Sefaz não poderia deixar de participar de um movimento tão relevante.”

Campanha Novembro Azul

No Brasil, desde 2008, são promovidas iniciativas voltadas ao público masculino, com o objetivo de chamar atenção  para a necessidade de consultas regulares e de exames preventivos relacionados ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul foi lançada oficialmente em 2011, inspirada no movimento australiano Movember, uma mistura das palavras em inglês moustache e november, que significam, respectivamente, bigode e novembro.

Atualmente, diversas instituições públicas e privadas aderem ao movimento. Iniciativas como a iluminação dos prédios na cor azul ajudam a dar maior visibilidade à causa.

Câncer de próstata

De acordo com o Inca, foram diagnosticados 68.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Em 2019, o número de mortes chegou a 15.983.

Prédio-sede

A sede principal da Sefaz fica localizada na Av. Alberto Nepomuceno, 2, Centro.